Cordeiro e Santo Amaro recebem plenárias do Orçamento Participativo
As estudantes Carolina França, de 16 anos, moradora da comunidade do DETRAN, e Thais Batista, 17 anos, que mora da Iputinga, estavam ansiosas. Pela primeira vez iriam exercer seu direito de voto. As duas iriam escolher não um candidato, mas as obras e ações da Prefeitura que elas julgam serem mais importantes para as áreas onde moram.
“Vamos defender a criação de cursos profissionalizantes e uma policlínica no Barbalho”, disse Carolina. A colega, Thais Batista, afirmou que ficava feliz em poder participar das votações do Orçamento Participativo. “Defendo os cursos porque são importantes para a juventude e a policilínica porque vai beneficiar toda a comunidade”, justificou Thais.
Carolina e Thais, e mais 247 moradores se cadastraram e puderam votar nas obras prioritárias e elegeram delegados para acompanhamento das obras na segunda reunião plenária do Orçamento Participativo (OP), realizado pela Prefeitura do Recife para os moradores da microregião 4.1. As discussões aconteceram na rua Melú, no Cordeiro. Ao mesmo tempo, acontecia no bairro de Santo Amaro, na Rua Artemes (Santa Teresinha), outra reunião semelhante.
No início de cada reunião é feita uma prestação de contas da gestão em relação às obras executadas em todo o Recife e na Região Político-Administrativa onde acontece a plenária. Coube ao Coordenador da RPA 4, Marcelo Sobral, apresentar o balanço das ações da Prefeitura do Recife na plenária do Cordeiro. Foi a segunda reunião da Microrregião 4.1, que envolve os bairros do Cordeiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre, Ilha do Retiro e Zumbi. O Coordenador do OP, Augusto Miranda, explicou a dinâmica das plenárias: “mais duas reuniões acontecerão até o final da proxima semana para que seja fechada a lista com as 10 obras que entrarão no orçamento da PCR do próximo ano nesta RPA. Ao todo serão cerca de 60 plenárias até o final de agosto”, explicou Miranda.
No Cordeiro, neste ano, foram concluídas a pavimentação e drenagem da Rua Santos Moreira, mais desapropriação. No mesmo bairro encontra-se, também em execução, uma das obras mais pedidas pela população, a implantação de CMEI na antiga fábrica de estopa.
Já no bairro de Santo Amaro foram concluidas obras como a pavimentação e drenagem das Ruas Estrela, Salvador 1 e 2, 1º de dezembro, 4 de Outubro, 7 de Setembro, 15 de Novembro e 3 Travessas, Projetada 3 e Sergipe, Rua 12 de junho (Rua viçosa), Rua 24 de julho (Rua Araçu), Rua 29 de agosto, trechos da Rua dos Casados e a Rua 3 de fevereiro. Ainda em Santo Amaro, a PCR concluiu a instalação da Academia da Cidade Parque 13 de Maio e o revestimento do canal Santa Terezinha e pavimentação das vias marginais - trecho da Jaime da Fonte com a Rua das Fronteiras. A ação de complementação das obras de esgotamento sanitário da Vila dos Casados também já foi finalizada. Ainda encontra-se em execução a obra de pavimentação e drenagem da Rua da Floresta.
O morador do Cordeiro e candidato a delegado do OP, Orlando Euclides, lembrou que a própria Rua Melú, onde foi armada a estrutura para a plenária do OP era fruto da participação popular através do Orçamento Participativo. “Esta rua antes era lama só, mas foi calçada depois do OP, que trouxe muitos benefícios, não só para mim, mas para toda a comunidade”, lembrou Orlando.