478 anos do Recife serão comemorados com homenagem aos Patrimônios Imateriais e show de Lenine
A Prefeitura preparou uma grande festa pra comemorar os 478 anos do Recife. Toda a riqueza da nossa cultura estará representada numa programação que começa às 17h da quinta-feira, 12 de março, na Praça do Arsenal. Artistas populares, manifestações que receberam o título de Patrimônio Cultural Imaterial e um dos filhos mais queridos da capital pernambucana, o cantor Lenine, estarão reunidos para celebrar a data. E, claro, o tradicional corte do bolo de aniversário que acontece às 18h.
Começando a festa, a apresentação do Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro, do Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante e do Cavalo Marinho Boi Matuto do Mestre Salustiano. Os Maracatus e o Cavalo Marinho são expressões culturais que receberam do IPHAN, em dezembro do ano passado, o título de Patrimônio Cultural Imaterial. Já outro ritmo genuinamente pernambucano, o Frevo, é Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecido pela Unesco, desde 2012. Como não poderia deixar de ser, ele estará representado na apresentação da Orquestra Majestade do Frevo com os Passistas Campeões.
Samba
Comprovando que o Recife é a nação de todos os ritmos, a super campeã Gigante do Samba também participará do aniversário. A escola de Água Fria, foi em 2015 a Campeã do Concurso Carnavalesco pela oitava vez consecutiva com o enredo “Bumbás, festa da roça:salve Amazonas”
Lenine
Desconsiderando rótulos ou classificações, Lenine se considera, antes de mais nada, um cantautor: Aquele que interpreta o que compõe. Recifense - carioca, brasileiro do mundo, o artista traz em suas canções influências de manifestações culturais de seu país e de inúmeros gêneros musicais.
Com três décadas de carreira (comemoradas em 2013) Lenine apresentará na Praça do Arsenal um espetáculo repleto de sucessos, que inclui também as canções de “Chão” em nova roupagem, com arranjos mais pop e pegada percussiva. O show comecará às 20h30 e contará com a participação dos músicos JR Tostói, Bruno Giorgi (filho de Lenine), Pantico Rocha e Guila.
No set list do show estão sempre garantidos os hits que marcaram sua trajetória, como “Paciência” (parceria com Dudu Falcão), “Jack Soul Brasileiro” e “Hoje eu quero sair só”, além de sucessos de “Chão”, seu último álbum. O repertório costuma variar a cada apresentação, sempre repleto de surpresas que Lenine só revela no palco.
Serviço:
478 anos do Recife
Quando: dia 12 de Março
Onde: Praça do Arsenal, no bairro do Recife
Programação:
17h – Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro
17h20 – Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante
17h40- Cavalo Marinho Boi Matuto do Mestre Salustiano
18h - Corte do Bolo + Orquestra Majestade do Frevo + Passistas
18h30 - Bateria da Gigante do Samba
20h30 - Lenine