NOTÍCIAS

Cultura | 03.02.15 - 17h36

Guarda Municipal do Recife faz mutirão para doar sangue

Iniciativa teve como objetivo reforçar o estoque do Hemope para o período de Carnaval e incentivar a população a doar. (Foto: Antônio Tenório/ PCR)


A Guarda Municipal do Recife (GMR) realizou, nesta terça-feira (3), um mutirão para reforçar o estoque de sangue da Fundação Hemope durante este Carnaval. Cerca de 20 agentes da corporação compareceram ao hemocentro, no bairro das Graças. De acordo com o comandante da GMR, Marcílio Domingos, após o período carnavalesco, doações sistemáticas deverão ser organizadas.

“Nós que trabalhamos na área de segurança durante o Carnaval conhecemos de perto a necessidade do Hemope. Além disso, a doação de sangue, em qualquer época do ano, é um ato de solidariedade que pode salvar vidas”, afirmou o comandante. Segundo ele, após a folia, será agendada uma visita técnica de uma equipe do hemocentro à sede da GMR para analisar a possibilidade de realizar coletas no local.

Um dos guardas municipais que participou do mutirão foi o agente Luiz Inaldo. “Doei sangue pela primeira vez há cinco anos, para o parente de um amigo que estava precisando. Desde então costumo doar a cada três meses. Aproveitei essa oportunidade e estimulei alguns colegas da corporação a doarem também”. Outro doador assíduo é o inspetor Marivaldo Vicente, que doa sangue há 25 anos, antes de entrar para a corporação. “Eu estava me programando para vir doar, pois sempre venho nos períodos que antecedem grandes eventos, então esse foi um bom momento para realizarmos o mutirão”, conta.

Para a supervisora de Captação de Doadores de Sangue da Fundação Hemope, Josinete Gomes, iniciativas como a da Guarda Municipal são bem-vindas e essenciais. “Viemos de um período de festas de fim de ano e férias, por isso nossos estoques estavam em estado crítico. Além das doações de fato, esse mutirão ajuda a chamar atenção da sociedade para a importância de doar sangue”. A supervisora reforçou ainda que a campanha de Carnaval do hemocentro segue até o dia 13 de fevereiro.

PERFIL - Para se tornar um doador é preciso ter, no mínimo, 16 anos completos e no máximo 69 anos. Menores de idade podem doar se estiverem acompanhados dos pais ou responsável. Também é preciso estar em boa saúde, alimentado e pesar no mínimo 50 quilos.