NOTÍCIAS

Cultura | 23.07.12 - 19h32

Cinema São Luiz recebeu o VI Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro nesta segunda-feira (23)

Igualdade Racial da pasta Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã.
 

O evento contou com o apoio da Secretaria Especial da Mulher do Recife e a participação da Diretoria de Igualdade Racial. Foto: Inaldo Lins

A abertura religiosa do encontro começou com cânticos e louvações em agradecimento aos orixás femininos do candomblé e contou com a participação da patronesse da Rede de Mulheres de Pernambuco, Mãe Amara, de 86 anos, do Terreiro Ilê Obá Aganju Okoloá, e da Sociedade das Mulheres Negras do Estado.

Após a cerimônia, a doutora em serviço social, Tereza Cristina Vital, apresentou a palestra inaugural Justiça Socioambiental e o Direito à Participação das Comunidades Tradicionais de Terreiro nos Benefícios do Desenvolvimento, que abordou questões de políticas públicas, território e meio ambiente e sustentabilidade. Depois foi exibido o audiovisual Iroco, a Árvore Sagrada, gravado em Agosto de 2006 que desvenda através de depoimentos de artistas políticos e religiosos a estreita ligação que há entre as religiões afrobrasileiras com o maracatu, capoeira, afoxé e samba.

A ocasião reuniu diversos integrantes de terreiros de Candomblé, Jurema e Umbanda, não só de Recife, mas também de várias cidades de Pernambuco, como Caruaru, Petrolina e Belo Jardim.

“Esse encontro é importante para fortalecer as ações da sociedade civil para que os povos possam garantir seus direitos e fortalecer a identidade das mulheres de terreiro e também reforçar o compromisso do Prefeito com essas mulheres”, sisse a secretária da Mulher, Rejane Pereira.

O VI Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro – Apejó Ékefa Obirin N’ilé – continua nesta terça-feira (24), das 8h às 18h, no antigo Colégio Nóbrega, localizado na Av. Oliveira Lima.