NOTÍCIAS

Cultura | 26.07.12 - 13h39

Missão do BNDES visita obras na comunidade do Pilar

As intervenções estão sendo realizadas pela Prefeitura do Recife e estão orçadas em R$ 39,4 milhões
 
Na tarde desta quinta-feira (26), a Empresa de Urbanização do Recife (URB) acompanha uma missão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que veio ao Recife para acompanhar as obras do Programa de Requalificação Urbanística e Inclusão Social da Comunidade do Pilar, realizadas pela Prefeitura do Recife. Um engenheiro e uma advogada da instituição estarão, às 14h30, conferindo de perto como o Município está investindo os recursos e o andamento das obras que estão sendo feitas no local.
 
As intervenções do Programa de Requalificação Urbanística e Inclusão Social da Comunidade do Pilar tiveram início em março de 2010. O empreendimento prevê a revitalização da área e a sua melhoria urbana, com toda a infraestrutura necessária. Além da melhoria urbanística, também há o compromisso com a adaptação dos moradores para a nova realidade e com o resgate histórico cultural do Pilar. Para isso, estão previstas no programa ações de desenvolvimento comunitário, com a realização de projetos de geração de emprego e renda, de educação ambiental, gestão condominial e educação patrimonial, que serão desenvolvidos pela PCR.
 
No aspecto histórico-cultural, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceira com a Prefeitura do Recife, iniciou o processo de prospecção arqueológica na comunidade, assim como a restauração da Igreja de Nossa Senhora do Pilar. A ação incluiu a restauração de toda a fachada e parte externa da igreja, limpeza e consolidação dos ornatos internos do prédio e construção de um novo telhado.
 
O programa é orçado em R$ 39,4 milhões e tem recursos garantidos através de parcerias com o BNDES, a Caixa Econômica Federal (recursos do FNHIS) e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.