Prêmio ISS é entregue aos 50 maiores contribuintes do Recife
Área de saúde permanece em destaque, com uma arrecadação de 24% do total obtido pelo ISS em 2011
Por Cristina Ramos
A 15ª edição do Prêmio ISS Contribuintes do Desenvolvimento, parceria entre a Prefeitura do Recife e o Jornal do Commercio, ocorreu na noite desta terça-feira (26), quando foram homenageadas as 50 maiores empresas arrecadadoras do Imposto Sobre Serviços em 2011. Durante a cerimônia de premiação, realizada no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), o secretário de Finanças do Recife, Petrônio Magalhães, e o presidente do SJCC, João Carlos Paes Mendonça, contemplaram os empresários que ajudaram na arrecadação do imposto, que representa 38,11% da receita própria da cidade.
O Prêmio tem o objetivo de estimular a contribuição. “A premiação também mostra à sociedade a importância da economia formal que, através do pagamento de tributos, possibilita o provimento de serviços à coletividade, notadamente àqueles de menor poder aquisitivo”, disse o secretário de Finanças da Prefeitura do Recife, Petrônio Magalhães.
Grande parte das vencedoras aparece no ranking desde o início da premiação, embora a cada ano ocorram pequenas variações. Dentre as 50 empresas homenageadas, 24% fazem parte do setor de saúde (hospitais e planos de saúde). Instituições financeiras (bancos e cartões de crédito) compõem 16% da lista e 14% são do setor de construção e engenharia. Também compõem o ranking empresas de outros setores, como educação, call center, transportes, vigilância de valores, serviços de informática, hotelaria e entretenimento (cinema). Em comparação com a lista de 2010, 41 empresas permaneceram no ranking (4 na mesma posição e 37 mudaram de posição).
O ISS é o imposto de maior recolhimento entre os administrados pela PCR e, no ano passado, a sua arrecadação chegou a R$ 473,8 milhões. Em relação a 2010, houve um incremento de 16,41% no recolhimento do tributo, representando um crescimento real (descontada a inflação) de 8,83%.
Apesar dos cerca de 20 mil contribuintes do ISS no Recife, os 50 maiores somam 24,24% do total. O imposto recolhido é responsável por obras nas áreas de educação, saúde e infraestrutura no município. Com relação à vinculação constitucional, do montante recolhido, 25% são aplicados em educação e 15% na saúde. Os 60% restantes são dirigidos à manutenção da cidade (recapeamento das ruas, sinalização, limpeza urbana, etc) e em investimentos (habitacionais, obras viárias, entre outras), além do pagamento do funcionalismo.