Prefeitura e Sebrae realizam semana do Empreendedor Individual
No estande, instalado ao lado da Pracinha do Diário, o interessado em ser Empreendedor Individual (EI), pode receber orientações e assistir a uma palestra sobre a formalização do seu negócio.
Por Marcos da Silva
Até a próxima sexta-feira (1), das 8h30 às 17h e no sábado (2), das 8h30 às 13h, as pessoas que trabalham na clandestinidade podem se formalizar indo ao posto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Praça da Independência, mais conhecida como Pracinha do Diário, no bairro de Santo Antonio. A ação - uma parceria da Prefeitura do Recife com o Sebrae, a Caixa Econômica Federal e o Intituto Nacional de Seguro Social (INSS) - faz parte do aniversário dos dois anos do Portal do Empreendedor Individual, que começou a funcionar nacionalmente em 8 de fevereiro de 2010 e integra a programação da Semana do Empreendedor Individual.
No estande, instalado ao lado da Pracinha, o interessado em ser Empreendedor Individual (EI), pode receber orientações, assistir a uma palestra sobre a formalização do seu negócio. Algumas das oficinas mais procuradas são “O caixa na ponta do lápis” e “Boas vendas, bons resultados”. Outro curso que gera interesse é o “Próprio”, programa orientado para o empreendedor desde a identificação e o planejamento até a abertura e o plano do negócio. Para garantir a longevidade dos empreendimentos foi criado o Programa Primeiros Passos na Gestão para empresas já formalizadas, com idade entre 0 e 2 anos.
“Estamos agindo conjuntamente no processo para o empreendedor individual. Conseguimos resultados muito bons. Recife e Belo Horizonte foram as duas cidades brasileiras que mais se destacaram na captação de novos empreendedores. Até o momento, 12 mil pessoas se formalizaram. Este é o caminho cultural para quem está na informalidade”, acentuou a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife em exercício, Anita Dubeux.
Facilidades como uma contribuição mensal pequena, que não ultrapassa os R$33,25 e benefícios são comemorados pelo presidente do Sebrae–PE: “O Sebrae está celebrando a Semana do Empreendedor Individual, que vai de 27 a 2 de julho. A Lei foi de 2008 e temos 42 mil de empreendedores individuais cadastrados. Nesta semana, esperamos cadastrar mais 4 mil, totalizando 46 mil. Focamos na estratégia para que a Lei seja bem sucedida: benefícios previdenciários, acesso à crédito, leque de informações que mostram como o empreendedor pode ser contemplado pela nova legislação”, disse ele.
Para acompanhar de perto, o diretor técnico do Sebrae Brasília, veio conhecer o trabalho realizado pela estatal: “Pernambuco é o estado que mais cresce no momento. Isto é uma vantagem para o empreendedor. São mais de 1,2 milhão de formalizados. Até o final do ano, esperamos totalizar 1,8 milhão de empreendedores”, reforçou.
A professora autônoma Maria Goretti, moradora das Graças, há 22 anos dá aulas particulares. Com o estoque de livros que possui, decidiu abrir um sebo. “Vim assistir palestra sobre o MEI, pois pretendo abrir um négocio em minha própria casa”, comentou.