Prefeitura do Recife lança estudos sobre o mercado de trabalho
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, realiza, na próxima semana, cerimônias de lançamento de dois estudos sobre perfil do mercado de trabalho na cidade. A primeira, a ser realizada na terça-feira (26), marca o trabalho com foco nas Mulheres, e a segunda, que acontece na quarta (27), o das Cadeias Produtivas Selecionadas com potencial de inovação no Recife. Abertos ao público, os dois eventos acontecerão no auditório da Agência Condepe - Fidem, situado na Rua das Ninfas, 65, no bairro da Boa Vista, a partir das 9h.
As pesquisas foram elaboradas pelo Observatório do Trabalho do Recife, projeto do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), implantado no município através de uma parceria com a Prefeitura. O Observatório tem o objetivo de produzir e acompanhar indicadores sobre o mundo do trabalho, capazes de subsidiar a construção de políticas públicas de emprego, trabalho e renda.
A pesquisa sobre o perfil feminino apresenta um diagnóstico do mercado de trabalho das recifenses, analisando o perfil das trabalhadoras que atuam com carteira assinada e informalmente, além de considerar a questão racial. O estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira foram abordadas as características do mercado de trabalho formal feminino nos anos 2000, 2005 e 2010, com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. Em seguida, foi realizada uma análise de acordo o enfoque racial e das formas de inserção da mulher negra no mercado de trabalho local, com base nos dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), elaborada pelo CONDEPE/FIDEM em parceria com o DIEESE.
O recorte racial foi acrescentado ao estudo após a percepção de que as mulheres negras são a síntese da dupla discriminação pelo gênero e pela raça na sociedade brasileira: mais pobres, em situação de trabalho mais precária, com menores rendimentos e as mais altas taxas de desemprego.
Já a pesquisa das cadeias produtivas selecionadas analisa o comportamento do mercado de trabalho formal desses arranjos com potencial de inovação no Recife ligadas à indústria de eletroeletrônicos; de fármacos e a economia criativa, buscando conhecer as particularidades de cada uma delas. O tema abordado surgiu a partir da necessidade de aprofundar o conhecimento sobre estes setores que foram foco de um estudo sobre cadeias produtivas de base tecnológica e com potencial de inovação no município.
A análise foi baseada em informações oriundas do Registro Anual de Informações Sociais (RAIS), no período de 2006 a 2010, observando a evolução mais recente do emprego formal das cadeias selecionadas. Também foram utilizados resultados de janeiro a dezembro de 2011 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), pois os dados da RAIS 2011 não estavam disponíveis. Ambos são registros administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).