NOTÍCIAS

Cultura | 23.07.12 - 16h25

Secretaria de Cultura do Recife realiza instalações de arte e tecnologia na Campus Party

Estande irá estimular o diálogo do público com a cidade em ações interativas

Com o objetivo de promover a interação do público da Campus Party com a capital pernambucana, a Secretaria de Cultura do Recife promove duas instalações que unem arte e tecnologia. As ações serão realizadas durante todo o evento no estande da Prefeitura do Recife, que terá como tema Do Mangue ao Sertão – 100 de Gonzagão. A Campus Party acontece no Recife entre os dias 26 e 30 de julho de 2012, no Centro de Convenções de Pernambuco e no Chevrolet Hall. Pela primeira vez, o evento internacional é realizado em solo brasileiro fora de São Paulo. A primeira edição do Nordeste contará com 2000 campuseiros inscritos. A Prefeitura do Recife é uma das patrocinadoras do encontro de tecnologia e cultura digital.

Aqueles que visitarem o estande poderão dialogar com a instalação Tagtool que utilizará os recursos do desenho e da animação digital a partir de uma mesa analógica. Os participantes vão ser incentivados a desenhar ou rabiscar em um tablet (computador de mão) sobre imagens que remetem à cidade do Recife e aos artistas Chico Science e Luiz Gonzaga. Ao mesmo tempo, as imagens serão animadas por outra pessoa, através de um joystick. O resultado será projeto em tempo real no estande.

A ação é proposta pelo trio Gambiologia, formado pelos artistas Fred Paulino, Lucas Mafra e Ganso, de Belo Horizonte (MG). O grupo mineiro pesquisa a ciência da gambiarra, tradição brasileira de adaptar, improvisar e encontrar soluções simples e criativas para pequenos problemas cotidianos e aplica ao contexto da arte eletrônica.

Já o artista multimídia H.D Mabuse, colaborador do C.E.S.A.R. com pesquisas em Design de Interação, irá realizar a instalação Videorama, reunindo uma diversidade de imagens digitais do Recife. A partir da montagem de fotografias e vídeos digitais, Mabuse irá apresentar uma projeção audiovisual sobre a cidade. A instalação pretende provocar a reflexão sobre a importância da imagem no mundo contemporâneo e sua banalização, em decorrência da facilidade de produção com câmeras digitais, telefones celulares e webcams e da rápida difusão pelas redes sociais da internet como Youtube e Vimeo.  

A obra Videorama é uma homenagem ao designer Aloísio Magalhães e pretende dar continuidade as pesquisas realizadas por ele na série Cartemas, de 1972, que utilizavam os cartões portais como elementos.  Em Videorama, os cartões são substituídos pelas imagens digitais. A idéia é restituir a alegria perdida na produção e difusão de imagens.

Informações: Campus Party Recife.

 http://recife.campus-party.org/2012/edicao-especial-recife.html