NOTÍCIAS

Cultura | 13.01.13 - 15h59

Carnaval: Concurso de Porta-Estandarte, Porta-Bandeira e Mestre Sala acontece nesta segunda e quarta-feira

Na frente do bloco não pode faltar o estandarte, o flabelo ou até mesmo a bandeira. Para puxar as troças e animar os foliões quem fica responsável por levantar o símbolo maior da agremiação tem que ter desenvoltura, criatividade e muita paixão pela folia. Para homenagear esse pessoal, que tem o frevo na ponta do pé e a força nas mãos, foi criado o Concurso de Porta-Estandarte, Porta-Bandeira e Mestre Salas do Carnaval do Recife. As eliminatórias de 2013 acontecem nesta segunda-feira (14) a partir das 17h no Pátio de São Pedro e a final será na quarta-feira (16).

Clubes de frevo, trocas carnavalescas, maracatus, caboclinhos, índios e escolas de samba puderam inscrever seus representantes para disputar o título de melhor do Carnaval 2013 e ainda uma premiação que varia de R$ 100 a R$ 1 mil, dependendo da classificação.
Para quem vai curtir a competição é importante saber a diferença entre as categorias para escolher seus favoritos. Quem compete como Porta-Estandarte, por exemplo, tem que abrir alas para os clubes de frevo, troças, maracatus, tribos de caboclinhos ou índios carregando o estandarte. Para fazer bonito na folia é preciso estar todo paramentando com peruca, casado, jabot e sapatos com fivela.

Já os Mestres-Sala e Porta-Bandeiras são os representantes das escolas de samba. Para cortejar sua Dama, o Mestre-Sala tem que tem muito samba no pé e fazer bonito na avenida, enquanto ela passa majestosa com sua bandeira flamejando para o público.