NOTÍCIAS

Cultura | 04.06.14 - 09h58

PCR promove Fórum de Mobilização para o Núcleo Comunitário de Defesa Civil

Encontro reuniu moradores de localidades da UR-4, UR-5, Asa Branca e Lagoa Encantada

A Prefeitura do Recife promoveu, nesta terça-feira (3), o Fórum de Mobilização e Sensibilização para o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), que irá abranger as localidades da UR-4, UR-5, Asa Branca e Lagoa Encantada. O encontro foi realizado pela Secretaria Executiva de Defesa Civil, na Associação de Moradores da UR-4 e contou com a participação de cerca de 100 moradores da área.

O fórum teve como objetivo apresentar à população como funcionará o Núcleo Comunitário de Defesa Civil, que busca formar jovens agentes para contribuir com as atividades desenvolvidas pela pasta, a partir de oficinas temáticas sobre mapeamento de áreas de risco, cidadania, meio ambiente, teatro, mosaico, entre outros assuntos. De acordo com a gerente geral de Atenção Social da Sedec, Keila Ferreira, a principal proposta do Nudec é contribuir para a construção de comunidades resilientes, conscientizando a população em relação à prevenção de desastres, visando reduzir a vulnerabilidade nas áreas de risco.

“Com as atividades do Nudec, iremos capacitar a população para o enfrentamento de situações de desastre, estimulando o senso de percepção de risco dos moradores, principalmente os jovens, através da troca de experiências com as nossas equipes técnicas”, explicou Keila. Para o líder comunitário Eraldo Souza, a participação dos jovens no projeto irá ajudar a tornar as comunidades mais seguras. “A partir do envolvimento nas atividades da Defesa Civil, eles vão poder conscientizar os familiares e os vizinhos”, disse.

Na próxima sexta-feira (6), será realizado o Fórum de Mobilização e Sensibilização para o Núcleo Comunitário de Defesa Civil que irá abranger as localidades da Linha do Tiro, Beberibe e Dois Unidos. Em 2013, um projeto piloto foi implantado na Guabiraba, alcançando as comunidades do Córrego José Idalino e do Córrego da Loura. Até o final deste ano, a PCR contará com seis Nudec’s espalhados pela cidade.