PCR receberá visita de consultores da Unesco e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Seminário e visita a áreas de risco serão realizados nesta terça (26) e quarta (27)
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil, irá receber a visita de consultores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para participar de um seminário sobre o projeto Pluviômetro nas Comunidades e visitar áreas de risco onde estão instalados os aparelhos que medem a quantidade de chuva. As atividades serão realizadas nesta terça (26) e quarta-feira (27).
O seminário será realizado, das 9h ao meio-dia, nesta terça-feira (26), no auditório da Policlínica Clementino Fraga, que fica na Rua Japaratuva, 260, no Vasco da Gama. Na ocasião, será abordada a importância da mobilização comunitária para a redução de risco de desastres, com foco no projeto Pluviômetro nas Comunidades, que é encabeçado pelo Cemaden e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) em parceria com os municípios. Através dele, são distribuídos pluviômetros semiautomáticos para serem instalados em áreas de risco vulneráveis a deslizamentos de terra e alagamentos e operados pelos próprios moradores das comunidades. O seminário contará com a presença de líderes comunitários e dos jovens que participam do Núcleo Comunitário de Defesa Civil do Morro da Conceição.
Durante a tarde desta terça-feira (26) e na manhã da quarta-feira (27), serão realizadas visitas a algumas das comunidades onde estão instalados pluviômetros semiautomáticos como Morro da Conceição, Dois Unidos e Jordão. Ao todo, há 21 equipamentos espalhados por diferentes localidades de risco da cidade e mais três ainda serão colocados para funcionar em breve.