Maquete da Via Mangue em exposição no prédio sede da Prefeitura do Recife
O protótipo foi apresentado pelo prefeito João da Costa, no último sábado (11), durante o lançamento da pedra fundamental da intervenção
Desde a manhã desta segunda-feira (13), os frequentadores do edifício-sede da Prefeitura do Recife estão podendo conferir de perto todos os detalhes da maior obra viária urbana realizada na Cidade nas últimas décadas. Está em exposição no mezanino a maquete do complexo viário da Via Mangue. O protótipo foi apresentado pelo prefeito João da Costa, no último sábado (11), durante o lançamento da pedra fundamental da intervenção. O ato contou com a presença do ministro das Cidades, Mário Negromonte, e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
A Via Mangue é um projeto desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal, através do PAC da Copa. A intervenção contempla ações de saneamento, habitação e urbanização.
As obras terão início simultâneo em dois pontos. O primeiro fica na Rua Imperial, próximo ao viaduto Capitão Temudo, e o segundo na Rua Antônio Falcão. A Via Mangue será composta por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro/Boa Viagem, a via terá 4,75 km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37 km. Esta obra engloba ainda a construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); duas alças de ligação; alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo.
Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60 km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes e idosos. Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.
Uma área de 221 hectares receberá ações de saneamento integrado com a implantação de rede de saneamento, estações elevatórias e emissárias de esgoto. Três habitacionais abrigarão 992 famílias que moram em palafitas e locais próximos ao trajeto da via. O primeiro deles, o Habitacional 3 (construído na Imbiribeira), já foi entregue e recebeu 352 famílias oriundas das comunidades de Xuxa e parte de Deus Nos Acuda. Os Habitacionais 1 e 2 estão com as obras avançadas no bairro do Pina. Para estes, serão transferidas 640 famílias das localidades de Deus nos Acuda, Jardim Beira Rio e Beira Rio.