Secretaria de educação realiza mais um Papo Pedagógico
Encontro discute a educação infantil considerando os aspectos apresentados na Base Nacional Comum Curricular
Promover reflexões e debates sobre a prática pedagógica nas turmas da educação infantil, considerando os aspectos apresentados na Base Nacional Comum Curricular. Este é o foco do Papo Pedagógico, inicia nesta quinta-feira (26). Com o tema Com a Palavra: Educação Infantil, o encontro, voltado para os profissionais da educação infantil, será realizado no Orange Praia Hotel, na Ilha de Itamaracá até 28 de julho, e vai reunir cerca de 300 pessoas entre professores, o Secretário de Educação Alexandre Rebêlo, além de nomes renomados da pedagogia como Beatriz Ferraz (USP) e Marlene Oliveira (UFBA).
Além de promover os debates acerca das práticas pedagógicas nas turmas de creches, o encontro tem como objetivo proporcionar discussões sobre a importância da participação das famílias e o Marco Legal da Primeira Infância, enfatizando o desenvolvimento integral da criança. O evento também vai abordar os aspectos atuais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas relações com a prática desenvolvida neste segmento, tema discutido esta semana, no IV Seminário da Política de Ensino da Rede Municipal do Recife. Para falar sobre o assunto, a Secretaria de Educação preparou uma programação repleta de especialistas.
Com o tema “A BNCC e a educação infantil”, Beatriz Ferraz doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Liderança em Políticas para a Primeira Infância pela Havard University abre o encontro hoje, 26, e vai apresentar o painel às 20h30. As discussões sobre a BNCC têm acontecido em todo o país e Beatriz vai discutir sobre os seus impactos na definição dos currículos, bem como construir estratégias para a sua implementação e fortalecer as Políticas de Ensino e de Formação da Educação Infantil.
No dia 27, a partir das 8h, especialistas da área dão palestras sobre Práticas pedagógicas na educação infantil - Marlene Santos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Discutindo o programa Brinqueducar - Maria Grembecki da Pontifica Universidade Católica (PUC), Projeto Alfaletrar em foco: Um trabalho consolidado na educação infantil da Equipe Lagoa Santa, Minas Gerais, PROLER: Refletindo o Mapa das Cores com Renata Jatobá da SEDUC/PCR. A cantora Carol Levy fecha a noite com A Contação de histórias na educação infantil.
Encerrando o evento, no dia 28, Eduardo Shinyashiki, Mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora do Instituto Eduardo Shinyashiki, aborda o tema “Competências socioemocionais na educação – Integração entre o sentir e o aprender” e Danielle Clívia da Silva, professora do CMEI Alcides Restelli Tedesco fala sobre “Aprendendo sobre o Sistema de Escrita Alfabética a partir do trabalho com o nome próprio” fecham o evento. Profissionais da educação também socializam as experiências exitosas em sala de aula com os demais professores.
SERVIÇO
Quando: 26 a 28 de julho
Onde: Orange Praia Hotel, na Ilha de Itamaracá
Informações: 3355-5935
Programação
26.07.2018 (Quinta-feira)
17h – Credenciamento e check-in
19h – Jantar
20h30 – Painel: A BNCC e a educação infantil – Beatriz Ferraz (Escola de Educadores)
27.07.2018 (Sexta-feira)
08h às 09h30 – Painel: Práticas pedagógicas na educação infantil - Marlene Santos (UFBA)
09h30 às 10h – Coffee Break
10h às 11h30 – Painel: Discutindo o programa Brinqueducar - Maria Grembecki (PUC)
11h30 às 12h – Roda de Diálogo:Marlene Santos e Maria Grembecki
Mediação: Rogério Morais
12h – Almoço
14h às 16h – Painel: Projeto Alfaletrar em foco: Um trabalho consolidado na educação infantil (Equipe Lagoa Santa / MG)
- Janair Cassiano (Coordenadora do Núcleo de Alfabetização e Letramento e Educação Infantil/Creches)
- Eliana Silva (Representante do Núcleo na E.M. Dona Marucas)
- Adriana Araujo(Professora da E.M. Alberto Santos Dumont)
- Nila Rezende (Secretária de Educação)
16h às16h30–Coffee Break
16h30 às 17h - Painel: PROLER: Refletindo o Mapa das Cores– Renata Jatobá (SEDUC/PCR)
17h às 17h30 – Roda de Diálogo: Adriana Araujo, Eliana Silva, Janair Cassiano, Nila Rezende e Renata Jatobá
Mediação: Alexandre Rebêlo
17h30 às 19h – Painel: A Contação de histórias na educação infantil – Carol Levy (PE)
19h – Jantar
20h30 – Atração Cultural
28.07.2018 (Sábado)
08h – Check out
08h30 às 09h30
- Ação Integrada: O papel do coordenador nas devolutivas da diagnose
- Arlinda Matos (Coordenadora da EM Josefina Marinho)
- Elba Chagas (Coordenadora da EM Santa Maria)
- Fabiana Coelho (Coordenadora da EM Manoel Antônio de Freitas)
- Maria Edilene (Coordenadora da EM Severina Lira)
- Simone Vieira (Coordenadora da EM Margarida Siqueira Pessoa)
- Aprendendo sobre o Sistema de Escrita Alfabética a partir do trabalho com o nome próprio – Profª Danielle Clívia da Silva (CMEI Alcides RestelliTedesco / Grupo IV)
09h30 às 10h – Alexandre Rebêlo – Secretário de Educação
10h às 11h30 – Painel: Competências socioemocionais na educação – Integração entre o sentir e o aprender - Eduardo Shinyashiki (Instituto Eduardo Shinyashiki)
11h30 – Coquetel de encerramento