Recife tem pontos de coleta de lixo eletrônico
Os coletores foram abertos para uso da população no Shopping Paço Alfândega e Parque da Jaqueira
A Prefeitura do Recife é a primeira do Norte e Nordeste a ter uma campanha permanente de coleta de lixo tecnológico. Os primeiros pontos de coleta da cidade foram abertos no último sábado (09) no Shopping Paço Alfândega, no Bairro do Recife, e na Praça da Jaqueira. O secretario municipal de Meio Ambiente, Marcilio Cumaru, o diretor de e políticas ambientais da Seman, Marcio Guerra, o diretor da Pernambuco Verde Reverso, Fernando Faustino, o representante comercial da Gerdau (parceira do projeto) Eduardo Alves, e Francisco Saboya, presidente do Porto Digital visitaram os pontos de coleta. A campanha conta ainda com o apoio da Associação das Indústrias do Curado (Assinc).
No Shopping Paço Alfândega a população poderá entregar pilhas e baterias inservíveis, computadores, celulares e outros objetos eletrônicos sem uso na loja da campanha, localizada no térreo. O período de recebimento é de quinta a domingo, a partir das 10 horas da manhã, até o fechamento do shopping. No Parque da Jaqueira o posto de coleta par ao mesmo tipo de material é um container localizado ao lado da pista de patinação. Ele funcionará também de quinta a domingo, a partir das dez da manhã.
O Posto de coleta do Parque da Jaqueira é permanente. Já o do Paço Alfândega funcionará até o dia 17 próximo, ultimo dia da Semana do Meio Ambiente. Lá, acontece também uma exposição do artista plástico Jota Souza que cria interessantes formas de ficção científica a partir de objetos eletrônicos descartados. Impressoras, celulares e maquinas de calcular viram espaçonaves, robôs e veículos. Faz parte da exposição um robô que tem a altura de um adulto e se move. “Muito legal, a gente nem sabe direito de que ele é feito, não parece de lixo”, disse Igor Gabriel, de seis anos, que visitou a exposição ao lado do pai, o contabilista Marcelo Andrade. “É fantástico como a criatividade pode dar forma ao que a sociedade despreza”, disse o pai de Igor. “A idéia por trás do meu trabalho é reduzir a quantidade de lixo que vai parar nos aterros ou lixões e ao mesmo tempo, exercitar a imaginação que todos nós temos”, disse o artista plástico e autor das obras.
No Parque da Jaqueira, o diretor de políticas ambientais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Mauricio Guerra, apresentou a campanha de Coleta de Lixo Tecnológico para um grupo de crianças, além de lançar uma cartilha sobre o meio ambiente e o plantio de árvores. Marcio Guerra lembrou que a Prefeitura do Recife está em pleno processo de elaboração de sua política de tratamento de resíduos sólidos e que criar locais de coleta para lixo eletrônico é o primeiro passo para conscientizar a população. “Todo o material recolhido passará por uma triagem, o que puder ser aproveitado poderá voltar a industria eletrônica, o restante do material como plástico e metais dos componentes seguirá para a reciclagem. A nossa expectativa é recolher 350 quilos de eletrônicos por dia”, afirmou Marcilio Guerra.