NOTÍCIAS

Cultura | 18.07.12 - 13h12

Manguezais das margens do Capibaribe recebem mutirão de limpeza da Emlurb

Os trabalhadores, equipados com pás, ciscadores e garfos, retiraram lixo e resíduos sólidos. Foto: José Alves

A última ação desse porte aconteceu em maio e retirou cerca de 20 toneladas de lixo da área

Uma equipe composta por 15 garis da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) deu início, nesta quarta-feira (18), a um mutirão de limpeza dos manguezais que margeiam o rio Capibaribe. A área beneficiada se estende pela Rua da Aurora, do Cinema São Luiz até a Ponte do Limoeiro, além da vegetação que fica em frente à Casa da Cultura. A previsão é de concluir o serviço em três dias.

Os trabalhadores, equipados com pás, ciscadores e garfos, retiraram uma grande quantidade de lixo e resíduos sólidos, como garrafas PET, embalagens plásticas e latas. Todo esse material foi levado para duas caixas “Brooks” (estacionárias). Assim que as caixas enchiam, um caminhão monta-carga transportava o lixo para um aterro, deixando outras duas caixas vazias para dar continuidade ao trabalho.

O gerente de Fiscalização e Limpeza da Emlurb, Antônio Avelino, falou sobre a importância da ação e de conscientizar a população para fazer o seu papel. “Com essa atividade, nós ajudamos a preservar o meio ambiente, pois ainda existe um rico ecossistema em pleno centro da cidade com esses manguezais, ao mesmo tempo em que melhoramos a qualidade de vida de quem mora nessa área. No entanto esse tratamento do lixo é uma via de mão dupla. A Prefeitura faz a parte dela, mas é importante que a população também faça a sua, realizando o descarte correto do lixo, para que possamos dar a destinação adequada aos resíduos”, explicou.

Os mutirões são realizados a cada 45 dias. A última ação desse porte aconteceu em maio e promoveu a retirada de 21 toneladas de lixo da área. O investimento nesses serviços é de cerca de R$ 7 mil.