NOTÍCIAS

Cultura | 12.02.15 - 17h47

Emlurb promove atividades de educação ambiental no Carnaval

Durante quatros dias, os profissionais abordarão os foliões no Recife Antigo para explicar o destino correto dos resíduos descartados

Para integrar as ações operacionais de limpeza com a prática socioambiental, a Prefeitura do Recife, através da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) realiza, durante o Carnaval, atividades educativas com crianças, adultos e catadores. O intuito é reforçar a importância da preservação do meio ambiente e do descarte correto do lixo. Executado pela Assessoria Socioambiental da empresa, o trabalho acontece de sábado (14) a terça-feira (17), no polo de educação ambiental, instalado no cruzamento da Rua do Apolo com a Rua do Observatório, em frente à Central de Serviços do Carnaval.

Com as crianças, os articuladores socioambientais da Emlurb abordam, de maneira lúdica, a prática da coleta seletiva, os cuidados com o mobiliário urbano, arborização e a importância de manter limpos os canais da cidade. Os profissionais trabalham com teatro, promovem jogos temáticos, além do desfile do bloco “3R’s na Folia”, que divulga os conceitos de reduzir, reutilizar e reciclar. Para estimular a criançada, a equipe também produziu mil brindes para presentear a criançada. São itens como sombrinhas, tambores, tiaras e gravatinhas feitas a partir de papelão e garrafas PET. O projeto acontece sempre das 14h às 20h.

Há aproximadamente uma semana, a equipe da Emlurb está circulando pelo bairro do Recife sensibilizando a população quanto à prática da coleta seletiva. Este ano, os foliões também contam com a terceira edição do ‘Limpei Recife’. A iniciativa consiste em estimular a entrega de latinhas e garrafas PET, principalmente. Os materiais podem ser entregues em uma tenda montada no cruzamento da Rua do Bom Jesus com a Barbosa Lima.

Durante a festa, cinco cooperativas de catadores vão comercializar materiais recicláveis recolhidos por catadores avulsos. Os resíduos devem ser entregues nos pontos de comercialização, onde será efetuada a transação. Os catadores receberão a remuneração no ato da entrega do material. A comercialização acompanha uma tabela de preços padronizada com valores de mercado, evitando a figura do atravessador e garantindo uma arrecadação maior para os recicladores. Todo o processo é organizado e fiscalizado pela Emlurb e pela Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife. Os pontos estarão localizados na Rua Marquês do Recife, das 7h às 19h, apenas no dia 14/2, e um segundo espaço estará disponível na Rua Vital de Oliveira (ao lado da Torre Malakoff) e funcionará nos quatro dias, das 18h às 4h.

ECOPONTOS - Somente no bairro do Recife, a Emlurb está instalando 17 Ecopontos, que são lixeiras grandes, confeccionadas em metal, que recebem os resíduos recicláveis produzidos durante a festa, como plástico, vidro, metal, isopor e papelão. Os Ecopontos têm capacidade para mil litros de lixo e estão em lugares estratégicos como nas avenidas Cais do Apolo, Rio Branco, Marquês de Olinda, Alfredo Lisboa, Cais da Alfândega, nas ruas do Bom Jesus, do Apolo, do Brum, da Moeda e da Madre de Deus.