NOTÍCIAS

| 10.06.11 - 14h03

Prefeitura promove ações educativas para os enamorados

A ação educativa foi uma iniciativa da gestão, por meio das secretarias Especial da Mulher, Saúde e de Direitos Humanos

Ao som de muito forró pé de serra, os servidores municipais e os visitantes que estiveram na Prefeitura do Recife, na manhã desta sexta-feira, foram recepcionados de forma diferente. No hall, eles receberam preservativos, folhetos explicativos sobre a Lei Maria da Penha e uma fita na cor lilás com os dizeres: “Viver sem violência é um direito de toda mulher. Amor não rima com dor”.

A ação educativa foi uma iniciativa da gestão, por meio das secretarias Especial da Mulher, Saúde e de Direitos Humanos e Segurança Cidadã comemorando antecipadamente o Dia dos Namorados. Para a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, “o objetivo da atividade foi justamente despertar nas pessoas o fato de que a violência contra a mulher pode acontecer já no início do namoro, se estender pelo noivado, continuar no casamento e terminar na separação do casal”.

Conhecida como Lei Maria da Penha (nº 11.340) decretada pelo Congresso Federal e sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 7 de agosto de 2006, estabelece o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher, aumentando de um para três anos a prisão, quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006.

A funcionária Rosa Marta, da Secretaria de Comunicação, aprovou a iniciativa da prefeitura na homenagem aos enamorados. Para ela, a mulher deve conhecer os seus direitos e, no caso de agressão sofrida, denunciar o autor. Mas observa que, independente de campanhas educativas, “as pessoas têm que se prevenir e usar sempre o preservativo durante as relações, porque é a única forma segura de evitar doenças e filhos indesejáveis”, concluiu a servidora.

Além de distribuir preservativos masculino e feminino, as técnicas das três secretarias envolvidas na ação entregaram folhetos com os endereços dos serviços de ajuda em caso de violência. No Recife eles funcionam 24h, todos os dias, no Centro de Referência Clarice Lispector, situado na Rua Bernardo Guimarães, 470 - Boa Vista. Esse estabelecimento tem um Plantão 24h: 0800-281-0107. Outro serviço permanente é oferecido pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres que disponibiliza o telefone 180. E a Delegacia Especializada da Mulher, situada na Rua do Pombal, S/N - Santo Amaro, nos fones: 3184-3352//3358 e 3222-2622.

ASSUNTOS: