NOTÍCIAS

Cultura | 01.07.11 - 13h00

Turma de 54 guardas municipais do Recife recebe certificados de Agentes de Trânsito

Ato contou com a presença do prefeito João da Costa, que destacou a atuação do efetivo nas ruas da Cidade para a promoção de um trânsito melhor

O prefeito João da Costa promoveu, no início da tarde desta sexta-feira (1º), a entrega simbólica dos certificados de conclusão do Curso de Formação dos Agentes da Autoridade de Trânsito do Recife (Turma Guilherme Afonso Leite Filho) para 54 guardas municipais. Realizado no auditório Capiba, no 15º andar do edifício-sede da Prefeitura, o ato formalizou a inclusão do grupo como agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Já a partir deste sábado (02) os concluintes estarão exercendo sua nova atividade nas vias da Cidade.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157627093057482"]
Na sua fala aos presentes, o prefeito João da Costa defendeu o papel dos agentes de trânsito como extremamente importante dentro do Recife, e que eles serão muito mais demandados nos próximos anos. O gestor ressaltou que o momento econômico que vive o país e o Estado repercute diretamente no trânsito, com um aumento na frota de veículos. “Ruas, avenidas e corredores não irão funcionar se não houver uma estrutura de agentes de trânsito capacitados para serem os agentes dessas políticas, que são vocês”, disse. Ainda segundo João da Costa, os agentes “terão todo o respaldo do secretário, da presidente e do prefeito para exercer a autoridade do trânsito nas ruas do Recife”, destacou.

Também participaram a cerimônia, a presidenta da CTTU, Maria Pompéia de Pessoa; o comandante da Guarda Municipal do Recife, Flávio Romárico; o assessor executivo da Secretaria de Serviços Públicos, Luiz Siqueira; além de familiares dos formandos e instrutores do curso.

O prefeito também falou do compromisso de promover o concurso público para a contratação de mais 200 guardas municipais, que irá reforçar o monitoramento do trânsito, e falou sobre as atividades do Plano de Ações para o Trânsito do Recife, lançado no último mês de maio, e que consiste uma série de medidas para melhorar a mobilidade urbana.

O trânsito é uma preocupação constante do prefeito e sempre tem demonstrado isso. Essa formação é advinda dessa preocupação e isso nos mostra que estamos no caminho certo. O propósito de todos é fazer com que a cada dia esse trânsito seja melhor”, informou a presidenta da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa, que lembrou ainda da carga horária ampliada da formação. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) determina a realização de um curso de formação com 120 horas/aula e esse da CTTU teve 165 horas/aula, ampliando as informações repassadas com a inclusão de especificidades sobre o trânsito do Recife.

Escolhido como orador da turma, o Guarda Municipal Tenório reconheceu a função do agente de trânsito como mediador de conflitos diários nas vias da Cidade, educando e orientando a população. “Iremos nos incorporar aos que já estão em campo com o mesmo espírito de luta, coragem, responsabilidade e autoridade com a consciência de que somos servidores públicos a serviço da nossa sociedade”.

O curso de formação foi realizado entre os dias 23 de maio e 30 de junho de 2011, com carga horária de 165 horas/aula. Durante o período, os guardas tiveram aulas práticas de monitoramento do tráfego e conteúdo teórico definido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Os formandos tiveram aulas de Legislação de Trânsito; Educação para o Trânsito; Primeiros Socorros; Direção Defensiva; Engenharia de Tráfego; Relacionamento Interpessoal; Fiscalização de Trânsito; Autuações e Recursos/Preenchimento AIT (Auto de Infração de Trânsito); Programação Semafórica e Controle Estatístico.

A formação é mais uma iniciativa da Prefeitura para melhorar o trânsito da capital pernambucana, que contou com o acréscimo, neste ano, de 100 guardas municipais no efetivo da CTTU. Atualmente, a Companhia de trânsito atua com um número de 400 homens e mulheres responsáveis pela fiscalização e monitoramento do tráfego de veículos, além da segurança de pedestres.

Cada concluinte, afora o certificado, recebeu um brevê do Curso de Formação - emblema que passará a ser afixado no fardamento para a identificação dos guardas formados. Os novos agentes já estavam incorporados ao efetivo da CTTU, auxiliando o trabalho de monitoramento do trânsito, mas sem exercerem poderes de notificação ou de abordagem de veículos. Com o término da formação, o grupo está qualificado para atuar como Agente da Autoridade de Trânsito delegado pelo órgão gestor, a Secretaria de Serviços Públicos.

Homenagem - O nome da turma, GM Guilherme Afonso Leite Filho, foi uma escolha dos concluintes em homenagem ao colega de farda que faleceu em junho passado. Antes o ato, um vídeo foi passado para os presentes, mostrando momentos importantes do curso e ao final uma citação em tributo ao GM Afonso.