Violência contra a mulher é tema de oficina promovida pela Secretaria de Saúde do Recife
Por Clarissa Macau
A violência contra a mulher e os agravos ocasionados por esse tipo de prática serão os temas de uma oficina que acontecerá nesta quinta-feira (14), das 9h às 17h, no bairro de Boa Viagem. O encontro será promovido pela Coordenação de Prevenção aos Acidentes e Violência (Copav), da Secretaria de Saúde do Recife, e acontecerá no Hotel Jangadeiro, localizado na Avenida Boa Viagem, 3114.
A oficina tem como principal objetivo apresentar as estatísticas dos números de notificações e identificar os casos de violência contra a população feminina na Cidade. Por meio de mesas redondas, apresentações e palestras, representantes do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Mulher e da Copav, irão destacar os mitos, entraves e avanços na relação entre a sociedade com os direitos das mulheres.
De acordo com a coordenadora municipal Carmelita Maia, o aumento do número de notificações não significa que a violência esteja crescendo, e sim, configurando um avanço na organização da rede de atenção. “A quantidade dessas identificações duplicou. Isso mostra que o Recife não está parado, que o trabalho aumentou. Existe pelo menos um profissional capacitado em cada Unidade de Saúde da Família do município para notificar e fazer as mulheres se sentirem mais seguras encaminhando-as para as unidades de atendimento”.
Dentre os propósitos da oficina está a mobilização do pensamento em prol de soluções para os problemas ainda não solucionados, e o fortalecimento das políticas qualificando a assistência ás vítimas. “O medo da mulher em reconhecer que está sendo vítima de violência, o machismo e o desconhecimento sobre a notificação serão trazidos à tona nessas oficinas”, declarou a Assistente Social da Copav, Alessandra Araújo.
Para participar do evento, gratuitamente é preciso se inscrever. Cerca de 120 pessoas estão sendo esperadas para o evento. O público participante receberá uma pasta com ficha de notificação e boletins com dados referentes aos anos de 2010 e 2011. Para mais informações é só ligar para o número da coordenação que é o 3355.2030 ou 3184.0340.