Secretaria de Saúde do Recife divulga programação do Dia Mundial de Aleitamento Materno
A Secretaria de Saúde do Recife realiza varias ações comemorativas da Semana Mundial de Aleitamento Materno. As ações começaram nesta terça-feira (31), com uma roda de conversa do grupo de Puericultura da Imbiribeira na Unidade de Saúde Família Ilha de Deus, na Imbiribeira. Oficialmente a semana em comemoração do Dia Mundial de Aleitamento Materno será celebrada a partir desta quarta (01) e vai até a próxima terça (07). Na programação, debates com gestantes, palestras, exposições, oficinas e distribuição de brindes entre as participantes. As realizações serão em varias Unidades de Saúde da Rede Municipal. Confira:
Quarta-feira (01)
Na US Tradicional Aristaco de Azevedo (Rua Bahia, 29 – Jordão) uma apresentação áudio-visual vai salientar a importância do aleitamento materno a partir das 8h. O evento terá o apoio do PACS da Jaqueira.
Na Imbiribeira, uma exposição de vídeo também abordando o aleitamento irá acontecer. Palestra e uma roda de conversa também farão parte da ação. Tudo na USF Cafezopolis (Rua Mascarenhas de Moraes, S/N) a partir das 8h30.
Ainda pela manha (às 9h), os profissionais da USF Coelhos II (Rua Dr. José Marino, 966 – Coelhos) vão organizar rodas de conversas, exposição de banners e fotos das gestantes da localidade. A ação será na própria Unidade. As mulheres ainda poderão tirar dúvidas ao longo de toda a semana com as enfermeiras.
Na Central de Alergologia (Av. João de Barrros, 800 – B. Vista), a partir das 9h, um café da manhã será oferecido para gestantes e acompanhantes, em seguida elas assistirão o filme produzido pelo SUS Muito Mais do que Amamentar a Criança. No final, dúvidas poderão ser tiradas junto com as profissionais do local que abrirão uma roda de conversa e ainda serão distribuídas lembrancinhas. A ação tem o apoio do PACS João de Barros.
Também na manhã desta quarta na USF Nossa Senhora do Pilar (Av. Martin Luther King, 545 - Bairro do Recife), as ACS do local vão orientar as mulheres sobre o aleitamento materno. O inicio será às 8h.
No ambulatório da Mulher em Casa Amarela, a abertura da Semana de Aleitamento Materno será com a palestra Amamentar Hoje é Pensar no Futuro. Até o dia 07 as enfermeiras da Policlínica Barros Lima irão expor filmes educativos sobre o tema. Tudo isso a partir das 9h
No Cabanga, desta quarta até a terça (07), sempre às 9h, a sala de espera do PSF que tem o mesmo nome do bairro terá rodas de conversas focando a importância do aleitamento materno e o apoio da farmácia neste processo. Vídeos serão utilizados.
O Ministério da Saúde fez um vídeo salientando a importância do aleitamento materno. O filme será exibido às 8h na policlínica Arnaldo Marques no Ibura. Ainda no evento demonstrações da correta posição para amamentar serão feitas por uma paciente com objetivo de ensinar as demais pacientes do local. Ainda serão distribuídos brindes.
Quinta-feira (02)
A partir das 8h, palestra orientando as gestantes e mães ainda em fase de amamentação abordará a importância do aleitamento materno na UST Aristarco de Azevedo (Rua Bahia, 29 – Jordão).
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) fará rodas de conversa e orientações sobre ordenha e como segurar uma criança recém nascida. Ao final ainda terá sorteio de brindes.
Na Imbiribeira, o grupo de puericultura fará uma roda de conversas sobre amamentação na USF Ilha de Deus (Rua São José, S/N) a partir das 8h30.
A praça de amamentação da Maternidade Bandeira Filho será local de exibição de vídeos sobre o aleitamento materno. A sessão é às 14h.
Na enfermaria onde as mães têm alta na Maternidade Barros Lima, serão expostas fotos e folders com os passos do aleitamento materno a partir das 14h. Também haverá sessão de vídeos educativos sobre a amamentação.
Vídeos também serão exibidos na USF Cabanga a partir das 14h. Na ocasião também haverá rodas de conversa com as usuárias do local.
Também às 14h, só que na Maternidade Arnaldo Marques, será feita uma exibição do filme do Ministério da Saúde. Algumas pacientes serão escolhidas para dar depoimento sobre a experiência de amamentar. A ocasião ainda tem destaque para a distribuição de brindes para as mães que estiverem amamentando no local neste horário.
A promoção do aleitamento materno é destaque de palestra a partir das 14h no Hospital Helena Moura (Rua Cônego Barata, S/N – Tamarineira).
Sexta-Feira (03)
Na sexta, vídeos educativos serão exibidos a partir das 14h no PSF Aristaco de Azevedo, bairro do Jordão.
Também pela tarde, só que às 13h, a mesma apresentação será feita no Sesc Santo Amaro - com o apoio do PACS João de Barros. A feira de Saúde ainda fornecerá orientações quanto à amamentação.
Durante todo o dia, a sala de espera e a praça de amamentação do Ambulatório da Maternidade Bandeira Filho será locais de sessão de vídeos sobre o aleitamento materno.
Na Maternidade Barros Lima, trabalhos manuais da equipe de capelania com as mães internas na unidade. Durante todo o dia, ainda será exibido filmes educativos.
Na USF Cabanga, Às 10h, as profissionais de Saúde estarão oferecendo orientações sobre amamentação. Também haverá exibição de vídeos.
Bingo e sorteios de brindes para as mães é o destaque do evento pela manhã (10h) na Maternidade Arnaldo Marques. As próprias mães ainda ensinarão as demais como segurar as crianças.
Também pela manha (às 10h) o hospital Pediatria Helena Moura que fica na Tamarineira será local de palestras promovendo o aleitamento materno.
Sábado (04)
O Ambulatório da Mulher (Rua Padre Roma, 149 – Tamarineira) filmes educativos serão exibidos a partir das 10h. Também haverá relatos de experiências de mães.
Ainda às 10h, só que na Maternidade Arnaldo Marques, será feita uma exibição do filme do Ministério da Saúde. Algumas pacientes serão escolhidas para dar depoimento sobre a experiência de amamentar. A ocasião ainda tem destaque para a distribuição de brindes para as mães que estiverem amamentando no local neste horário.
No Hospital de Pediatria Helena Moura, na Tamarineira, também às 10h, haverá visitas informativas das profissionais da Secretaria de Saúde do Recife.
Domingo (05)
O Ambulatório da Mulher (Casa Amarela) será local de apresentação teatral com a peça A História de Flor, a partir das 10h.
Na Maternidade Arnaldo Marques, o destaque do dia vai para o concurso de frases, sorteios de brindes e exibição de vídeos educativos. Filmes também é o evento no Hospital Helena Moura no mesmo dia e horário. As sessões de filmes educativos seguirá no Helena Moura.
Segunda-feira (06)
No Aristacho de Azevedo, bairro do jordão, será realizada varias palestras durante o dia.
Na Imbiribeira, rodas de conversa para o grupo de gestantes da USF Ilha de Deus será realizada no local, às 10h. Mesmo horário da exibição do vídeo educativo que será exibido na maternidade Arnaldo Marques.
Ainda na segunda, só que às 15h os vídeos educativos do SUS serão exibidos durante até o final do dia na sala de espera e praça de alimentação do ambulatório da Bandeira Filho.
No Ambulatório da Mulher o destaque vai para a música como componente importante na amamentação materna discutido em palestra. Durante todo o dia ainda haverá vídeos.
No Cabanga – mais precisamente no PSF que tem o nome do bairro -, atividades educativas com mães que ainda amamentam será realizada às 10h. Na ocasião ainda terá homenagens as participantes.
Sessões de vídeos educativos feito pelo SUS será realizada na Arnaldo Marques. Ainda haverá uma palestra às 10h sobre o aleitamento materno.
Terça-feira (07)
O último dia da Semana de Mundial de Aleitamento Materno, terá inicio com realização de café da manhã para usuárias do PSF Aristacho de Azevedo (bairro do Jordão). Às 10h.
Pela tarde, às 14h, a maternidade Bandeira Filho será local de uma amamentação coletiva com objetivo de conscientizar a população a respeito da importância da amamentação materna. No mesmo horário será feito o encerramento da data comemorativa no Ambulatório da Mulher, em Casa Amarela com filmes educativos e rodas de conversa.
Encerrando, a partir das 10h a maternidade Arnaldo Marques, fará exibição de vídeos, cartazes e fotografias feitas durante todo o evento. No Helena Moura o fim do evento será com visitas domiciliares das enfermeiras do local e sessões de vídeos.