Regulamento do Futebol Participativo 2011 já está definido
Cerimônia de abertura do campeonato acontece no próximo dia 12
Por Pedro Oliveira
Na noite desta quarta-feira (02), a Prefeitura do Recife e os representantes das equipes definiram como será o regulamento geral do Futebol Participativo 2011, em reunião no Geraldão. Em um processo aberto e democrático, foram realizadas mais de 40 reuniões, das quais participaram cerca de 1.200 pessoas, entre dirigentes e atletas dos clubes de várzea. Os coordenadores do projeto estiveram presentes em todas as RPAs e todos os participantes tiveram a oportunidade de colaborar com a construção do maior campeonato de futebol de várzea do mundo.
Desde o dia 02 de maio, data da primeira reunião da RPA 6 deste ano, realizada no bairro da Imbiribeira, várias questões foram levantadas, discutidas, defendidas e votadas pelos participantes do projeto. Poucas mudanças foram feitas em relação ao ano passado, mas algumas bem significativas para o campeonato como um todo, a exemplo da parada técnica. Os treinadores das equipes terão direito a pedir um tempo para conversar com os jogadores, que poderão se hidratar, sendo um em cada tempo do jogo. “A cada ano que passa nós participamos mais da construção do campeonato, dando a nossa contribuição para a melhoria das condições de disputa. Parabéns à Prefeitura, que organiza um campeonato tão democrático”, disse Marcelo Moraes, do Cruzeiro de Santo Amaro.
A partir de agora o regulamento não fará mais parte da pauta das reuniões, que irão continuar acontecendo. Os próximos encontros serão para o sorteio de chaves e também para as discussões acerca do mundo do futebol. “A Prefeitura faz o campeonato como deve ser feito, afinal a época da imposição acabou e começou a era da participação popular. Nosso time está se preparando e estamos ansiosos para a bola rolar”, afirmou Enelson Ramos, do Nacional da Parnamirim.