Encerramento da Formação Continuada para gestores e educadores dos Círculos Populares
Foram quatro dias e 32 horas de muita produtividade no Centro Paulo Frei
Por Anne Benevides
Após quatro dias de debate, na manhã deste sábado (04), no Centro Paulo Freire, aconteceu o encerramento da Formação Continuada – Módulo de Avaliação do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Através de palestras, debates e oficinas, a ação apresentou o resultado de um ano desenvolvido pelos Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL), voltado para o público infantil, com escolinhas esportivas e atividades culturais, e em especial ao público jovem.
No evento, promovido pela Prefeitura do Recife em parceria com Ministério dos Esportes, educadores, gestores e jovens produziram peças teatrais, jornais, assistiram dois filmes, o primeiro foi Hiatos e o segundo, Direitos Humanos: A exceção e a regra.
Além dos 120 gestores e educadores dos Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL), o evento contou com a participação de três formadores do Programa Esporte e Lazer da Cidade - Evilásio Vieira, Pedro Osmar Figueiredo e Sheylazarth Ribeiro. O educador físico e mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília, Pedro Osmar, falou da importância do evento promovido pela PCR. “Vejo nesta ação, uma forma de refletir coletivamente e qualificar a prática social dos trabalhadores que atuam neste Programa de Esporte e Lazer. Foram quatro dias e 32 horas de reflexão sobre o trabalho que vem sendo feito nas comunidades pela Prefeitura do Recife.”
De acordo com o Secretário da Juventude e diretor-presidente do Geraldão, Eduardo Granja, os núcleos dos Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL) vem crescendo nos últimos dez anos. No inicio, o CPEL atendia 51 comunidades e tinha seis mil participantes. Hoje atende 100 comunidades, possui 36 oficinas, e 12 mil participantes.
“No governo de João da Costa, temos um ambiente diferenciado. Uma gestão que vem ampliando o número de academia das cidades, seis parques estão sendo construídos. Isto, cria um espaço positivo para a democratização da prática do lazer, do esporte e da atividade física, que é uma característica marcante do prefeito João da Costa”, finaliza Eduardo.