Práticas saudáveis marcam Dia Mundial da Saúde na orla de Boa Viagem

A orla da praia de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, se transformou em uma grande arena de práticas saudáveis na manhã deste domingo (7). Recreações, oficinas e atividades esportivas foram promovidas pela Prefeitura do Recife em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Utilizando a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, o prefeito Geraldo Julio chegou ao Pina de bicicleta para prestigiar o encontro, fruto de uma parceria do Executivo Municipal com o Governo de Pernambuco e o Ministério da Saúde. O tema central deste ano foi a prevenção da pressão arterial.
“Eu saí de bicicleta para começar o dia bem, de forma saudável. É importante os governos fazerem a sua parte, mas a população também precisa se conscientizar. Então, o dia de hoje é dessa celebração, onde estamos oferecendo diversão para as pessoas e, principalmente, promovendo a saúde”, disse Geraldo Julio, que pedalou do bairro da Torre ao Pina, na companhia da primeira-dama do Recife, Cristina Mello, e dos três filhos, Eduardo, Rodrigo e Mariana.

Além de integrar várias secretarias no evento, a Prefeitura deslocou toda a equipe da Academia das Cidades para a orla com o intuito de promover o cuidado com a saúde da população. Mais de 2 mil profissionais, integrantes dos 38 polos do programa espalhados pelas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife, estiveram no local. No total, a PCR disponibilizou 200 professores de Educação Física para ministrar as oficinas de vôlei, futebol, capoeira, práticas integrativas de yoga, recreação com cama elástica, massagem e tai chi chuan e orientação fitoterápica.
Moradora do bairro de Casa Amarela, na Zona Norte, a dona de casa Maria Irene, 50 anos, ficou muito contente e entusiasmada com a iniciativa de hoje. “Eu não costumava praticar esportes, mas depois de hoje com certeza vou procurar uma Academia da Cidade para entrar em forma e ganhar mais saúde. Já me diverti muito aqui”, comentou.
O evento começou às 7h. No palco central das atividades no Pina a população contou com apresentações teatrais, do grupo musical Sereia Teimosa e do Maracatu Nação Eré. O encerramento ficará por conta dos professores da Academia da Cidade, que realizarão um aulão de ritmo no início desta tarde. Além das oficinas, a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, distribuiu mudas de plantas medicinais para a população.
A infraestrutura do evento foi garantida por um trabalho conjunto da Guarda Municipal do Recife e das secretarias de Saúde, Esportes e Copa do Mundo, Mobilidade e Controle Urbano, Segurança Urbana, Turismo e Lazer, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
A ação foi realizada de forma simultânea em outras 11 cidades que vão sediar a Copa do Mundo de 2014: Fortaleza, Salvador, Natal, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Manaus, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília.
Secretário-executivo do Ministério da Saúde, Mozart Sales também prestigiou o evento representando o ministro Alexandre Padilha. Mozart classificou a Ciclofaixa de Turismo e Lazer como um "excelente exemplo para a boa prática saudável". "A partir da próxima semana vou aderir à ciclofaixa para tentar controlar a minha hipertensão. Esse projeto é muito bom para estimular o uso da bicicleta",completou. Também participaram do evento o secretário estadual da Saúde, Antônio Figueira, e os secretários municipais Jailson Correia (Saúde), Nilton Mota (Infraestrutura e Serviços Urbanos) e Ivoneide Dantas (Executiva da Mulher).