NOTÍCIAS

Cultura | 12.06.12 - 16h50

Prefeitura do Recife promove palestra sobre perigos dos fogos de artifício

As festas juninas no Nordeste são um período de reverência às tradições populares, como a música (forró, xote, baião, xaxado) e a gastronomia (as comidas de milho). Entretanto, para brincar a festa é necessário prudência, sobretudo com crianças e adolescentes. Fogos de artifício, fogueiras e balões podem ser um grande inimigo durante os festejos juninos, principalmente quando os adultos não orientam crianças e adolescentes sobre como brincar com segurança com produtos inflamáveis.

Pensando nos perigos que a brincadeira pode representar, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), organizou dois encontros que integram o Ciclo de Palestras do Escola para Pais e Filhos. O primeiro será nesta quarta-feira (13), às 14 horas, no Auditório Oscar Pereira, da 3ª Vara de Infância e da Juventude - Rua Fernandes Vieira, 405, no Bairro da Boa Vista.

Negligência, imprudência e imperícia nos acidentes com fogos de artifícios com crianças e adolescentes e a responsabilização dos adultos é o tema do encontro que irá reunir cerca de 50 pais, mães ou responsáveis legais por jovens beneficiários do Programa Bolsa Escola (PBEM), estudantes da Escola Municipal Aderbal Galvão, localizada no Bairro do Vasco da Gama (RPA 03). A palestra será ministrada pelo Tenente Werben Nascimento, do Núcleo de Ações Preventivas do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (NAP – CBPE).

O próximo encontro, que abordará o mesmo tema, será destinado aos próprios jovens da Escola Aderbal Galvão e acontecerá no dia 19, às 14h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Rua Real da Torre, 299 – Madalena.

O Escola para Pais é uma iniciativa dos programas Escola que Protege (EQP) e Bolsa Escola Municipal, ambos da Seel, e tem como objetivo discutir temas relacionados à educação de crianças e adolescentes, reunindo as famílias em 18 encontros anuais – 9 com os pais e 9 com os filhos.