Moradores do Espinheiro recebem habitacional
Cinquenta e nove famílias do bairro do Espinheiro receberam, nesta quinta-feira (14), das mãos do prefeito do Recife, João da Costa, as chaves de seus apartamentos no conjunto residencial Campo do Vila, localizado na comunidade do mesmo nome, nas proximidades da Avenida Agamenon Magalhães. A inauguração aconteceu durante uma grande festa que reuniu secretários municipais, presidentes de empresas, moradores e convidados.
Com mais esta entrega, sobe para 24 o número de conjuntos habitacionais entregues pela atual gestão, beneficiando mais de três mil famílias em diversos bairros da cidade. Outros 14 estão em construção, totalizando 2.837 residências. O Campo do Vila recebeu um investimento total de R$ 5,6 milhões, incluindo uma creche, um centro comunitário e a urbanização de toda a área, que ainda serão entregues.
Feliz em poder concretizar mais um compromisso assumido com o povo do Recife, João da Costa lembrou que aquela obra, juntamente com as demais realizadas naquela região da cidade, resultava de muita luta e mobilização da população, além do empenho da gestão em conseguir recursos e investir cada vez mais no bem estar de todos os recifenses.“Muitos dos que nos criticam, falam que trabalhamos de forma lenta. Será que é trabalhar de forma lenta inaugurar em quatro anos um número de habitacionais jamais entregue por gestões anteriores? Promover o maior programa de recuperação de canais já visto na cidade? Inaugurar o Parque Dona Lindu, promover o alargamento do Viaduto Capitão Temudo e iniciar e acelerar as obras da Via Mangue, o maior projeto viário da cidade nos últimos 30 anos?”, questionou, arrancando aplausos dos presentes.
Sobre o novo conjunto que estava sendo entregue, João da Costa explicou que se tratava de uma obra completa que, quando totalmente concluída, vai tirar a comunidade do isolamento. “Não somos contra as construtoras e os apartamentos que constroem para a classe média, mas na nossa visão, as famílias mais pobres também merecem um lugar digno para morar no mesmo local ou nas proximidades de onde foram tiradas e não na periferia ou em outras cidades”, ressaltou.
Para finalizar, o prefeito pediur para que moradores cuidassem das suas novas moradias. “Viver com alegria e de cabeça erguida é um direito de todos nós. Vocês, que acabam de conseguir uma casa digna, têm o dever de mantê-la preservada. No caso dos mais idosos para envelhecerem com dignidade e dos mais novos para garantirem um futuro melhor para seus filhos e netos”, argumentou.
Representando o poder legislativo, o vereador Jairo Brito disse que a marca da gestão tem sido a realização de obras voltadas para os mais pobres. “A partir desta noite os moradores deste conjunto vão poder dormir com mais tranqüilidade, levantando amanhã diante de uma rua asfaltada e saneada”, opinou. Já o representante dos 59 moradores do Campo do Vila, Roberval dos Santos, falou do sonho realizado. “Um sonho que só se tornou possível porque nosso prefeito é um homem de palavra”, disse.
Visivelmente emocionada, a dona de casa Cláudia Santos de Lima, de 40 anos, não via a hora de receber suas chaves. Mãe de Ana Cláudia, de 19 anos, e Alexsandro, de 15, ele explicou que morava numa casa de apenas dois vãos, na mesma comunidade. “Estou muito feliz, pois, além de uma casa de verdade, meu marido, Severino Rodrigues, trabalhou como pedreiro na construção desse habitacional e vai continuar empregado da construtora, atuando em outras obras, o que é a garantia de nosso sustento. Estou muito grata, primeiro a Deus e depois a nosso prefeito”, resumiu.