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Administração | 04.12.14 - 16h07

Gestores de compras e contratações da PCR participam de seminário

Evento abordou os principais assuntos sobre as aquisições do município e reuniu 150 profissionais da administração direta e indireta. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

Como forma de padronizar os processos e compartilhar os conhecimentos sobre a gestão de compras e contratações, a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas do Recife (SADGP) promoveu nesta quarta-feira (03), o 1º Encontro de Gestores de Compras e Contratações da Prefeitura do Recife. O evento aconteceu no auditório do edifício-sede da PCR e reuniu 150 profissionais da administração direta e indireta que trabalham nesta área. Os temas abordados no evento foram escolhidos visando, principalmente, esclarecer as dúvidas experimentadas no dia a dia de trabalho.

O secretário da SADGP, Marconi Muzzio, fez a abertura do evento. Em sua fala citou a reunião de balanço realizada no último dia 02, pelo Prefeito Geraldo Julio, com os secretários. Para ele, os resultados e realizações apresentadas, além da aprovação de 75% da população em relação a gestão do Prefeito, refletem o trabalho de todos os servidores. "Hoje o serviço público ganha um novo padrão e o cidadão tem consciência que a cidade é dele. Nós temos uma grande responsabilidade quando lidamos com compras municipais, pois elas retornam diretamente para os serviços oferecidos aos recifenses", afirmou.

Durante toda a programação os participantes assistiram palestras e participaram de rodas de debate com gestores da Gerência Geral de Licitações (GGLIC) da SADGP. A Gerência é responsável pelas compras corporativas e concentra todas as licitações de itens comuns da PCR. Antes, cada secretaria e órgão licitava os insumos que eram necessários, sem um controle da Secretaria. Esta prática tornava os certames mais custosos para administração municipal.

Desde 2013, itens como materiais de escritório, combustível e passagens aéreas são licitados para toda a Prefeitura, ao mesmo tempo, através da GGLIC. No início de cada ano, a administração direta e indireta repassa para a Secretaria os quantitativos necessários para aquele ano, e assim são definidos os certames. Esta nova forma de compra trouxe uma grande economia para o município e desburocratizou o processo.

A política de compras que visa a inserção das microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e microempreendedores individuais (MEI) nas licitações, também foi tema de um painel. O assunto é bastante novo para diversos profissionais, já que o Decreto nº 27.300 que regulamenta o tratamento diferenciado para essas empresas, foi publicado em agosto de 2013. Esta publicação prevê exclusividade para os micro e pequenos empreendedores nas compras diretas até R$ 8 mil e nas licitações até R$ 80 mil.

Na ocasião, também foi lançado o novo Portal de Compras que agora ganha um novo layout, mais intuitivo. A nova ferramenta facilitará o acesso às informações para o empreendedor interessado em fornecer para a PCR. O site entrará no ar até fim deste mês. "Com a mudança estamos facilitando o acesso da população a todas as informações sobre as compras do município. Agora, otimizamos a interação entre o usuário e o Portal", afirmou o secretário executivo de administração da SADGP, Rodrigo Chagas.