PCR economiza 25% nas compras do município
Novas ações como a adoção das compras corporativas e a capacitação dos pregoeiros contribuíram diretamente para os resultados de 2014
Após desenvolver diversas ações com todas as secretarias municipais para unificar os processos de compras, diagnosticar gargalos e otimizar os processos, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP), teve um balanço positivo em relação às licitações de 2014. Só no ano passado, foi economizado 25% em relação ao lançado em edital em todas as compras concluídas. Este percentual representa uma economia de R$ 375.008.900,55.
A Gerência Geral de Licitações (GGLIC) da SADGP começou em 2013 a trabalhar em soluções para otimizar os certames. A primeira medida adotada foi a efetivação das compras corporativas, que concentra todas as licitações de itens comuns da PCR. Antes, cada secretaria e órgão municipal licitava os insumos necessários para cada uma, sem o controle da SADGP, o que tornava as licitações mais custosas.
A partir de então, através do procedimento de registro de preço, itens necessários para as ações internas e externas da Prefeitura como materiais de escritório, combustível e passagens aéreas começaram a ser licitados, ao mesmo tempo, através da GGLIC. No início de cada ano, a administração direta e indireta repassa para a Gerência os quantitativos necessários para aquele ano, e assim são definidos os certames. O procedimento trouxe uma grande economia para município, através da padronização e no ganho de escala, além de desburocratizar mais o processo.
Segundo o gerente geral de licitações da SADGP, George Pierre, o fato de ter privilegiado o pregão eletrônico como a principal modalidade de licitação, contribuiu fortemente para a economia. Dos 404 certames realizados, 208 foram feitos através desta modalidade. "A ferramenta potencializa a queda nos preços, já que os fornecedores não se conhecem e há uma verdadeira concorrência", expõe.
Também em 2014, foi realizada uma rodada de capacitações com os pregoeiros da Prefeitura para aumentar o nível de negociação junto aos ganhadores das licitações. A prática prevista em lei, é pouco utilizada apesar de ser um instrumento de economia para administração municipal. "Buscamos sempre comprar melhor e mais barato, pois todo o valor que conseguimos conservar é direcionado para outras ações da Prefeitura, beneficiando diretamente o cidadão", afirma Pierre.
Números - Foram realizados e concluídos em 2014, 404 processos de licitação. Destes, 208 foram feitos por pregão eletrônico e 123 por pregão presencial. Cerca de 21% dos certames foram direcionados às microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e microempreendedores individuais (MEI). No total, foi contratado R$ 1.154.243.327,17.
Transparência - Todas as informações dos certames da Prefeitura do Recife estão disponível no Portal da Transparência e no Portal de Compras, que agora ganha um novo layout, mais intuitivo. A nova ferramenta facilitará o acesso às informações para o empreendedor interessado em fornecer para a PCR.