Audiência discute a legalização do Trabalho Doméstico e as Mulheres Negras
Dados da OIT revelam que o trabalho doméstico contempla economicamente mais de 14% das mulheres latino-americanas.
Uma audiência pública sobre a legalização do trabalho doméstico e as mulheres negras será realizada nessa terça-feira (05), às 15h, no plenarinho da Câmara dos Vereadores. O encontro foi proposto pela Secretaria Especial da Mulher da Prefeitura do Recife e o Sindicato das Empregadas Domésticas de Pernambuco, com o apoio do presidente do Legislativo Municipal, Jurandir Liberal.
A convenção que regulariza o trabalho doméstico foi aprovada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 16 de junho deste ano. Para compor a mesa dos trabalhos foram convidadas Vera Barone, Verônica Ferreira e Luiza Batista, representantes da Organização de Mulheres Negras de Terreiro (Uiala Mukaji); do SOS-Corpo (Instituto Feminista para a Democracia) e do Sindicato das Empregadas Domésticas de Pernambuco, respectivamente.
Dados da OIT revelam que o trabalho doméstico contempla economicamente mais de 14% das mulheres latino-americanas. Para as instituições de mulheres que lutam pela legalização do trabalho doméstico, sua valorização contribuirá com o desenvolvimento econômico e a equidade de gênero. Também irá garantir a presença das mulheres negras e indígenas no mercado de trabalho de forma segura e legal.