NOTÍCIAS

Cultura | 14.06.11 - 18h00

Documentário sobre as ex-presas políticas do Bom Pastor é lançado no Recife

As histórias de 24 mulheres que foram presas políticas na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, no período de 1969 a 1979, estão retratadas no mais novo documentário pernambucano. Vou Contar Para Meus Filhos, de Tuca Siqueira, será apresentado nesta quinta (16) e sexta-feira (17), às 20h, no Cinema Apolo (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife). A sessão do dia 16 está reservada aos convidados e parceiros do filme e a do dia 17 será aberta ao público.

As mulheres retratadas, três já falecidas, são de vários estados do país e estiveram presas no Recife por lutarem pelo mesmo ideal: o fim da ditadura militar e da repressão que assombrou o Brasil entre 1964 e 1985. Na prisão, encontraram umas nas outras a solidariedade, grande trunfo que as uniu. Hoje, essas mulheres são grandes amigas, seguiram suas trajetórias de vida engajadas de algum modo na luta pelos direitos humanos e por um país mais justo, sempre contribuindo para a preservação da memória.

O documentário é uma realização do Movimento Tortura Nunca Mais de Pernambuco com o patrocínio do Projeto Marcas da Memória, da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, e contou com o apoio da Prefeitura do Recife, Prefeitura de Olinda e Governo de Pernambuco. O filme é uma co-produção da Garimpo e Cabra Quente Filmes e foi idealizado pela economista e escritora Yara Falcon e pela economista Lília Gondim, ambas presas políticas integrantes do grupo de mulheres penalizadas nos anos de chumbo.

Serviço:

Apresentação do documentário Vou Contar Para Meus Filhos
16 e 17 de junho, às 20h
Cinema Apolo (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife)