NOTÍCIAS

Cultura | 01.09.11 - 10h20

Boemia na programação do "Viva o Recife Antigo" esta semana

Destaques são os shows de Altemar Dutra Júnior, caminhada de músicos e Conjunto Pernambucano de Choro

O primeiro fim de semana de setembro vai trazer de volta a boemia à Praça do Arsenal da Marinha, durante a programação do ‘Viva o Recife Antigo’, iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Empetur/Setur PE. Nesta quinta-feira (1º), a programação traz dança de salão e duas orquestras. Na sexta-feira (02), o destaque vai para o show do Conjunto Pernambucano de Choro. No sábado (03), a atração principal é Altemar Dutra Júnior. E no domingo (04), o espetáculo infantil “A Flauta Mágica”, além de passeio a pé pelo Bairro do Recife.

Com espaço para mesas e cadeiras próximo ao tablado, às quintas-feiras, o público se sente como se estivesse realmente num grande baile. A única diferença é que o do ‘Viva o Recife Antigo’ é ao ar livre, num cenário histórico da cidade. Depois do show com a dançarina Andréa Carvalho e convidados, haverá aula de dança e apresentação das orquestras Fernando Borges e Universal.

Na sexta-feira (02), quem sobe ao palco é Cláudio Almeida & Fernando Azevedo, a partir das 20h30. A dupla relembrará os grandes sucessos de ícones da boemia. No repertório, canções de Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Nando Cordel, numa concepção mais moderna de seresta. Instrumentista, Cláudio Almeida fará alguns solos no violão. O Conjunto Pernambucano de Choro encerra a noite numa apresentação regada à brasilidade popular e ao erudito, permeada por chorinhos, frevo e baião.

Já no sábado (03), o romantismo tem início com uma caminhada de músicos com violões, cavaquinhos e metais, partindo do Marco Zero em direção à Praça do Arsenal. A noite é encerrada com o show de Altemar Dutra Júnior. Filho de Martha Mendonça e Altemar Dutra, o artista teve o apoio total da mãe quando, em 1995, gravou uma fita cassete e a presenteou. A semelhança com a voz paterna era inquestionável. Logo, começou a excursionar pelos mesmos lugares percorridos pelo pai. “As histórias que escuto, ainda hoje, são de muito amor; as canções de Altemar Dutra emocionaram muitos casais apaixonados”, afirma em seu site. O músico tem quatro álbuns gravados, sendo o CD de trabalho atual “Canção do Nosso Amor”.

No domingo (04), haverá oficinas de recreação, teatro de bonecos, concurso de dança, mágicas e contação de estórias. O espetáculo principal é “A Flauta Mágica”, uma adaptação de Rubem Rocha Filho com coreografia da Academia Fátima Freitas, cenário e figurinos de Marcondes Lima.

Enredo - A história é narrada pelo personagem do Papageno, um apanhador de pássaros, que vive na floresta em busca de uma companheira, Papagena. Em outro universo, vivem as damas, princesa, rei e rainha. A princesa Pamina é prisioneira do rei Sarastro (seu pai). Porém, o amor da princesa Pamina e do príncipe Tamino vence todas as provas: a da fome, da sede e do silêncio.

Projeto - O ‘Viva o Recife Antigo’ tem duração de dez meses, com programação até maio de 2012, à exceção do mês natalino e do período de Carnaval. Tem o apoio de diversos órgãos ligados à Prefeitura do Recife, como a CTTU no ordenamento do trânsito, Dircon no controle de ambulantes, Guarda Municipal, Secretaria e Fundação de Cultura, além da Polícia Militar. A iniciativa é da Secretaria de Turismo do Recife com o apoio do Governo do Estado, por meio da Empetur e Secretaria de Turismo de Pernambuco.

Outras informações: www.acontecenorecife.com.br  

Programação:

Quinta-feira (1º)
19h30 – Apresentação de Dança de Salão com Andréa Carvalho e convidados
20h30 – Orquestra Fernando Borges
21h30 – Orquestra Universal

Sexta-feira (02)
RECIFE BOÊMIO
20h30 – Cláudio Almeida & Fernando Azevedo
22h – Conjunto Pernambucano de Choro

Sábado (03)
RECIFE BOÊMIO
20h30 – Caminhada de músicos – violões, sopros, cavaquinhos – saindo do Marco Zero em direção ao palco, na Praça do Arsenal.
21h – Mevinha Queiroga
23h – Altemar Dutra Júnior

Domingo (04)
16h – ‘Caminhada Viva o Recife Antigo’ pelos principais pontos turísticos.
16h – Oficinas de Recreação, Teatro de Bonecos, Concurso de Dança, Mágicas e Contação de História
17h30 – Apresentação do espetáculo “A Flauta Mágica”

ASSUNTOS: