Apresentação teatral marca o encerramento da 13ª Semana da Pessoa com Deficiência na PCR
Uma apresentação teatral voltada aos servidores da Prefeitura do Recife encerrou as atividades da Semana da Pessoa com Deficiência na manhã desta quinta-feira (28). Um grupo de doze atores do Grupo Integrarte, todos com déficit de inteligência e Síndrome de Down, apresentou a peça musical "Quatro variações sobre um mesmo tema", uma adaptação de um texto de Bertolt Brecht feita pelo diretor Vicente Monteiro. A ação foi uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o Programa Servidor de Valor, da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas.
"Desde o início da nossa programação fomos à escola, à praia, ao Jardim Botânico. Fomos a nossa cidade levar política de inclusão e encerramos aqui na Prefeitura trazendo essa política para dentro da nossa casa, para o nosso servidor", destacou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna.
A Primeira-Dama do Recife, Cristina Mello, prestigiou o evento e destacou a importância de dar visibilidade à pessoa com deficiência. "Acho maravilhoso esse esforço empreendido pelas secretarias. É muito importante dar visibilidade ao segmento e trazer essas pessoas ao mundo real, para que possam mostrar toda sua potencialidade como cidadão", avaliou Cristina.
Cerca de 150 servidores assistiram à peça, que retratou o relacionamento da pessoa com deficiência com a sociedade, destacando o tratamento igualitário e respeito. A Gerente-Geral de Gestão de Pessoas da SADGP, Inez Perruci, destacou que o evento marca a entrada da Semana da Pessoa com Deficiência no calendário "Datas de Valor" - que integra o programa de valorização dos servidores da Prefeitura do Recife à importantes datas comemorativas, como o Dia da Mulher, Dia das Mães e os dias de combate à Diabetes e Hipertensão.
INTEGRARTE - A peça apresentada foi produzida pelo Centro Pró-Integração, Cidadania e Arte (Integrarte) que desde 1997 promove a integração de pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências através das artes cênicas, dança e música. Atualmente, o grupo atende cerca de 50 pessoas. O espetáculo "Quatro variações sobre um mesmo tema" é a décima produção do Integrarte.