Encontro discute a Política Municipal de Saúde da População Negra do Recife
Nesta quinta-feira (20), Dia Mundial da Consciência Negra, a Secretaria de Saúde do Recife promove, por meio da Coordenação da Política de Saúde da População Negra, um diálogo sobre o combate ao racismo. O encontro será realizado a partir das 14h, durante reunião na sede do Conselho Municipal de Saúde, em Santo Amaro.
Na ocasião, a coordenadora da Política de Saúde da População Negra, Sony Santos, vai dialogar sobre os desafios da Política, que, entre as estratégias da Secretaria de Saúde, inclui a qualificação dos profissionais; linha de cuidado na atenção básica; Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, triagem neonatal (teste do pezinho) e outras ações.
De acordo com dados do IBGE, em 2010, 57.3% das pessoas que moram no Recife se autodeclararam negras (pretas ou pardas). Os dados também indicam que mais da metade (58%) da população negra é pobre.
Serviço:
A rede municipal dispõe de cinco unidades para a realização do teste do pezinho, com o objetivo de diagnosticar Anemia Falciforme, Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito e Fibrose Cística. O exame deve ser feito entre o 3º e 5ª dia de vida do recém nascido e funciona por demanda espontânea.
DS 1 - Laboratório Municipal de Saúde Pública - Edifício Julião - Santo Amaro
DS 2 - Policlínica Salomão Kelner - Água Fria
DS 3 - Maternidade Barros Lima - Casa Amarela
DS 5 - Maternidade Bandeira Filho – Afogados
DS 6 - Maternidade Arnaldo Marques - Ibura de Baixo