NOTÍCIAS

Cultura | 21.11.14 - 14h18

Prefeito Geraldo Julio inaugura nova sede do Bolsa Família no Recife

Cerca de 120 mil famílias serão atendidas mensalmente no equipamento. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Os beneficiários do Bolsa Família no Recife já contam com um atendimento de mais humanizado e de maior qualidade. O prefeito Geraldo Julio inaugurou, na manhã desta sexta-feira (21), a nova sede do programa na capital pernambucana. O equipamento, localizado na Rua do Imperador, no Centro, recebeu um investimento de R$ 136 mil da Prefeitura do Recife em sua estruturação e tem capacidade de atender, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, às 120.836 famílias inscritas no benefício.

Durante a inauguração, o prefeito frisou que a estrutura proporcionará a prestação de um serviço essencial para uma fatia vulnerável da população recifense, com a garantia da cidadania dos assistidos. "As famílias que eram beneficiadas pelo programa não tinham um local adequado para o seu atendimento. Ficavam esperando ao relento, ao sol, na chuva. O número de atendimentos também era muito pequeno. A capacidade de atendimento triplicou e as pessoas são atendidas com respeito", destacou.

O espaço possui ambiente totalmente climatizado, rede wifi, espaço de lazer para crianças, além de internet 15 vezes mais rápida no sistema e o dobro do número de cadastradores atendentes. Com essa nova estrutura, a PCR garantiu a ampliação do atendimento de 200 para 500 pessoas por dia, das 7h às 17h, de segunda a sexta. Não há a necessidade de agendamento prévio.

Antes da nova sede, que já se encontra em funcionamento, os beneficiários estavam sendo atendidos na sede da Empresa de Urbanização do Recife (URB). "Era o maior sofrimento. A gente esperava na fila na rua, passando um calor insuportável. Aqui é diferente: clima gostoso, friozinho e tem uma equipe grande para atender quem precisa do Bolsa Família", destacou a doméstica Elisângela de Lima Góis. "Está perfeito. A Prefeitura está de parabéns", exaltou a porteira de condomínio Maria Luzitânia de França.


A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, pontuou que a Prefeitura do Recife atendeu a uma demanda antiga de uma parcela tão expressiva de sua população. "É a primeira vez que a cidade conta com um espaço como esse, com toda essa qualidade no atendimento", afirmou.

No equipamento, as famílias terão acesso aos serviços de inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais; atualização Cadastral, que deve ser feita para todos os inscritos no Cadastro Único sempre que a realidade da família for alterada (por composição familiar, por renda, ou por endereço, principalmente); manutenção do benefício (Programa Bolsa Família); condicionalidades (problemas relacionados com descumprimento ou erro de registro) e entrega de declarações de inscrição no Cadastro Único.

Mesmo com o funcionamento da nova sede do Bolsa Família, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) continuam realizando o atendimento às famílias de forma descentralizada, na inclusão no Cadastro Único e ao Programa Bolsa Família. As unidades do CRAS estão localizadas em Santo Amaro, Campina do Barreto, Alto do Mandu, Dois Irmãos, Cordeiro, Torrões, Totó, Ibura e Pina.