NOTÍCIAS

Cultura | 27.03.15 - 18h07

Recife comemora dois anos do projeto Praia sem Barreiras

Na ocasião, serão entregues novos equipamentos, entre os quais, cadeiras anfíbias e esteira de acesso, e acontecerá um jogo treino da seleção pernambucana de Vôlei Sentado

O projeto Praia Sem Barreiras completa dois anos de funcionamento neste sábado (28), na orla de Boa Viagem. Em comemoração, a Prefeitura do Recife e a Empetur estão substituindo os equipamentos que vão garantir mais conforto e segurança para os banhistas beneficiados com o projeto. A atual esteira de acesso, o toldo da arena e quatro cadeiras anfíbias - destinados ao lazer e ao banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, serão trocados por materiais novos, assim como garantir novos uniformes para as equipes, que receberão camisas com proteção UV, troca de guarda sol e cadeiras de praia. Além disso, será implantado o serviço de fisioterapia às pessoas com deficiência, que começa a funcionar a partir deste sábado durante o horário do projeto, que acontece de quinta a domingo, das 8h às 12h.

Segundo Alexandre Nápoles, gerente Geral de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, as novas cadeiras possuem uma tecnologia mais moderna de flutuação que garantem melhor desempenho e conforto na água. Além do mais, devido à exposição prolongada ao sol e à areia da praia, esses materiais sofrem o processo de envelhecimento em curto prazo e precisam de manutenção e troca periódica. “É feita uma limpeza diária nas cadeiras anfíbias com o objetivo de evitar a oxidação que a maresia provoca, mas o desgaste do material é inevitável”, explicou.

Ainda dentro das comemorações, será realizado um campeonato de vôlei sentado que contará com jogo treino da seleção pernambucana da modalidade. E ainda, haverá o corte de bolo e será ofertado uma mesa de frutas aos presentes.


O projeto

Inaugurado em março de 2013, o Praia Sem Barreiras é um dos projetos que integram o programa Turismo Acessível, da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), e tem por objetivo garantir o acesso ao lazer através da equiparação de oportunidade entre pessoas com deficiência e mobilidade reduzida aos demais recifenses. Na arena, localizada na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, é oferecido banho de mar assistido, por meio de cadeiras anfíbias, e quadra para prática de vôlei sentado, proporcionando um espaço de convivência comunitária para o público usuário do serviço. Inaugurado em 17 de março de 2013 no Recife, o projeto Praia Sem Barreiras já atendeu 1.495 pessoas, contabilizadas até o final do último mês de fevereiro.

No Recife, a PCR, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e a Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), são parceiras na gestão do projeto, fornecendo infraestrutura e monitores do curso de educação física, respectivamente. A partir deste mês, os usuários passam a contar também com estagiários de fisioterapia, inaugurando uma nova abordagem no atendimento.