NOTÍCIAS

Cultura | 01.09.11 - 19h00

CTTU promove modernização semafórica da Avenida Cruz Cabugá

Mais seis equipamentos irão receber novos itens, entre os quais baterias que garantem seu funcionamento na falta de energia

Começa nesta sexta-feira (02) os serviços de modernização da rede semafórica em seis equipamentos da cidade. Desta vez, receberão os serviços os sinais localizados na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santa Amaro. A operação faz parte do Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, lançado em maio. Desde o começo da operação até agora mais de 190 semáforos já receberam os serviços de modernização.

As equipes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irão atuar no processo de melhoria nos cruzamentos da via onde estão localizados os seguintes semáforos: o nº 032 (Cruz Cabugá com a Avenida Visconde Suassuna), nº 171 (Cruz Cabugá com a Avenida Mário Melo), nº 343 (Cruz Cabugá com a Avenida Jaime da Fonte), nº 344 (Cruz Cabugá com o Beco do Tramways), nº 202 (Cruz Cabugá com a Rua Dona Maria de Souza) e o nº 455 (Cruz Cabugá com a Praça Abreu e Lima).

A modernização inclui a instalação de baterias, que garantem o funcionamento dos semáforos mesmo na falta de fornecimento de energia elétrica, representando uma segunda fonte para os sinais. Com o processo, os novos equipamentos minimizam os transtornos causados no tráfego, principalmente durante o período chuvoso. Na pratica, por diversas oportunidades desde o início do processo, as baterias já entraram em funcionamento, permitindo a continuidade do sinal aceso para os motoristas e pedestres.

Demais itens - Afora as baterias, que possuem uma autonomia de até três horas de duração, os grupos semafóricos são dotados de gabinetes para os controladores com proteção, cabos de comunicação, aterramento e filtros específicos para evitar “ruídos” na interação entre as redes. Com a proteção, será garantida uma maior vedação contra umidade e oxidação.

Balanço - A modernização dos equipamentos de trânsito foi concluída em vinte e duas vias de grande fluxo de veículos nas seis regiões do Recife. O trabalho já foi realizado nas redes semafóricas das avenidas Conde da Boa Vista, Conselheiro Aguiar, Domingos Ferreira, Boa Viagem, Visconde de Jequitinhonha, 17 de Agosto, Sul, Caxangá, Agamenon Magalhães, Norte, Dois Rios, Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Morais, Recife, Rosa e Silva, Beberibe, e as ruas Real da Torre, José Osório, Benfica, Joaquim Nabuco, José Bonifácio e Quarenta e Oito.

ASSUNTOS: