Casa cheia no lançamento dos 4º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
Mais de 200 pessoas, representantes de grupos de adultos e idosos, participaram da cerimônia
Por Pedro Oliveira
Nesta quinta-feira (1º), a Prefeitura do Recife lançou oficialmente a 4ª edição dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa. O ato aconteceu no Auditório Capiba, no 15º andar do edifício-sede, que ficou completamente lotado. Os presentes acompanharam um retrospecto da preparação que vendo sendo feita há quatro meses e conheceram as novidades do evento, previsto para começar no dia 18 de setembro.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="http://www.flickr.com/photos/recifeweb/sets/72157627452320787/"]
Representando o prefeito João da Costa, o secretário de Juventude e diretor-presidente do Geraldão, Eduardo Granja, falou sobre a importância dos jogos e de toda a atenção que a gestão vem dando ao segmento, transformando a vida de muitos idosos. “Há 10 anos o idoso no Recife era visto como o vovozinho que não tinha mais energia e vigor físico. Com a participação de vocês conseguimos desconstruir essa imagem, provando que vocês ainda têm muito a mostrar e têm dado uma contribuição importante para o presente e o futuro da cidade”, afirmou.
A preparação para os jogos já vem acontecendo desde o início de agosto, no Recife. Foram realizadas vivências esportivas e jogos amistosos entre alguns grupos participantes em todas as RPA’s da cidade. Mais de 500 pessoas participaram. “Temos que tirar aquela ideia que o idoso é para ficar na cadeira de balanço, vendo sua novela, fazendo o crochê e vendo a morte chegar. Vamos expressar a nossa garra, animação e criatividade”, disse Norma Lúcia, moradora de Casa Amarela.
As inscrições para os jogos serão abertas na próxima segunda-feira (05) e seguem até o dia 16, na diretoria de lazer e cidadania do Geraldão. Qualquer pessoa acima de 60 anos pode participar dos jogos, porém, para competir nos esportes coletivos é necessário que o idoso faça parte de algum grupo. A programação ainda vai contar com palestras e oficinas esportivas e culturais abertas ao público em geral, que neste ano poderá escolher o local mais próximo de sua casa para participar.