NOTÍCIAS

Cultura | 29.12.14 - 10h34

Último Recife Antigo de Coração do ano lotou bairro histórico

A 22ª edição do projeto encerrou a programação de 2014, atraindo vários turistas para conferir as atividades gratuitas oferecidas nas ruas. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

Foi bastante concorrida a última edição do ano do projeto Recife Antigo de Coração, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. A partir das 8h da manhã, o bairro histórico foi tomado por gente de todas as idades em busca de diversão nas quadras esportivas, na Ciclofaixa de Turismo e Lazer, nos brinquedos e diante dos palcos. Além dos recifenses, público cativo do projeto, os turistas marcaram presença nesta 22ª edição do evento.

O casal Henrique e Aline Asfora, que acabou de chegar do Maranhão, com o pequeno João, de dois anos, para passar as festas de fim de ano na capital pernambucana, não perdeu a oportunidade de conhecer o Recife Antigo de Coração. “Achei muito bacana, porque tem diversão para todo mundo. Nosso filho brincou no pula-pula, andamos de bicicleta, passeamos, almoçamos. Encontramos tudo num bairro só: programação para a família inteira”, disse Henrique.

Dois brinquedos infláveis adiante, as pequenas Tainara, 3 anos, e Tainá, 8 anos, recifenses da gema, faziam sua estréia no projeto, sob o olhar vigilante da mãe, Carmelita Carvalho, 37 anos. “Foi nossa primeira vez. Se Deus quiser, a primeira de muitas”, brincou a dona de casa. “Ainda bem que no próximo ano começa tudo de novo.”

Entre uma pedalada e outra, a estudante de direito Tábata Paraíso, 22 anos, também era só elogios ao projeto. “Passo sempre por aqui pedalando”, disse a menina, que tirou o domingo para ciceronear o sobrinho Felipe, 10 anos, recém-chegado de Bom Jardim para passar férias do Recife. “Achei esse bairro massa”, declarou-se o pequeno ciclista.

Outro que levou uma comitiva de parentes turistas para curtir o Recife Antigo de Coração foi o designer Alfredo Pinto, 37 anos. “Venho sempre andar de bicicleta. Mas hoje parei para meus primos conhecerem o bairro. Já tiramos foto, jogamos vôlei, fizemos de tudo um pouco.” Carlos Renato, 30 anos, morador de Caruaru, era dos mais entusiasmados com o passeio. “Achei tudo ótimo. Perfeito!”

Entre as atrações musicais que animaram o dia, teve a orquestra Arruando do Frevo e do Passo, Patusco, Adriana B, Gabriel Sá, Orquestra Sanfônica e o Coral da Federação Espírita Pernambucana. Já a cantora Karina Spnielli se apresentou na Rua da Moeda, levando samba de raiz para todos.

Na Avenida Rio Branco, o stand da Editora Cepe, que ofereceu contação de história para a criançada, era um dos mais procurados. Também fez sucesso o espaço montado pelo Itaú, que ofereceu água mineral e serviços gratuitos para bikes. Teve ainda uma trilha sensorial, que colocava as pessoas para percorrerem um pequeno e acidentado percurso com os olhos vendados, sensibilizando para as dificuldades vivenciadas no dia a dia por deficientes visuais; a gibiteca Sorrisos Geram Sorrisos; a exposição de carros antigos; e uma doação de animais, em parceria com a ONG Julietas SOS.