Gestores e vice-gestores escolares do Recife fazem formação em Qualidade de Vida do Educador
Na pauta de debates, reflexologia, roda de terapia, voz e arte e bioenergética
Por Marcos da Silva
Dirigentes escolares da Rede Municipal de Ensino do Recife participam nas próximas segunda (2) e terça-feiras (3), no miniauditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, da Formação Mensal de Gestores e Vice-gestores, que abordará o tema: “Qualidade de Vida do(a) Educador(a): Refletindo sobre o Estresse e a Síndrome de Bournout”.
Na ocasião, outros assuntos, associados à saúde dos professores estarão na pauta de atividades. Entre eles, reflexologia, rodas de terapia, voz e arte e bioenergética. Uma das principais moléstias, que acometem os profissionais que cuidam de outras pessoas, é a Síndrome de Bournout, também conhecida como síndrome da desistência e do estresse. Professores, médicos e enfermeiros são alguns trabalhadores que podem desenvolver a Síndrome de Bournout.
“Para a profissão, o professor se demite da função, mesmo continuando em serviço. É a despersonalização, o afastamento em relação a profissão e ao aluno. Os sintomas desta moléstia são um mal-estar, uma dor da qual não se identifica o local; depressão; ansiedade; aversão ao ambiente de trabalho; dores no corpo, principalmente, nas costas e, em alguns casos, a dependência química. Tem professores que desistem no início da carreira, por desencanto; outros, o fazem no fim da carreira”, explica a historiadora da Rede Municipal de Ensino do Recife e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luísa Maciel.
A Bioenergética é a forma de entender o corpo e a mente do profissional. Segundo ela, tudo o que vivemos acontece no nosso corpo. A Bioenergética ajuda a liberar as tensões, o estresse do dia a dia.
Outra importante atividade da Formação Mensal de Gestores e Vice-gestores é o “Voz e Arte”, que é um aperfeiçoamento das oficinas do “Educando com Voz e Saudável” que acontecem em todas as unidades de educação do Município. Nesta oportunidade, os dirigentes obterão informações sobre todas as ações da Gerência de Atendimento ao Servidor. “Os gestores são os articuladores destas unidades. Munindo-os destas informações, fica mais fácil chegar aos professores”, destaca a gerente de serviços e fonoaudióloga, Isabel Barros.
As Rodas de Terapia vão detectar junto aos gestores, doenças que possam acometer os educadores como a depressão; a desistência da profissão para outras funções como coordenação; adaptação; Síndrome de Bournout; problemas vocais, como cálculos e as doenças de pele, a exemplo da psoríase e lúpus. “Quando a boca cala, o corpo adoece. Quando a boca fala, o corpo sara”, ressalta a educadora, psicanalista e doutora em Educação e Psicanálise da Rede, Sandra Ugiette.
Confira aqui o calendário da Formação Mensal de Gestores e Vice-gestores
Serviço
Formação de Gestores e Vice-gestores em Qualidade de Vida
Segunda (2) e terça (3), das 8h às 12h e das 14h às 18h
Miniauditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Rua Real da Torre, 299, Madalena