Educadores assistem à capacitação sobre Qualidade de Vida
A “Síndrome de Bournout”, tipo de estresse ocupacional que atinge profissionais que cuidam do outro, foi um dos temas abordados
Por Suzan Vitorino
"O cuidar de si não tem a ver com o cuidado de si que afasta o ser humano da realidade, mas o cuidar-se como movimento de retorno do ser outro”. Essa frase de Foucault revela um pouco a temática da Formação Mensal de Gestores e Vice-gestores - Qualidade de Vida do(a) Educador(a): Refletindo sobre o Estresse e a Síndrome de Bournout – que está sendo apresentada nesta segunda (2) e terça-feira (3) no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Cerca de 100 dirigentes escolares participam do evento.
A assessora executiva da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), Irenice Bezerra abriu a formação, revelando a importância desse processo de formação contínua na Rede Municipal de Ensino. “Essa é mais uma ação de investimento e valorização do professor. O Programa Qualidade de Vida foi lançado em outubro de 2011 e visa cuidar do professor na sua totalidade, através de atividades como reflexologia, rodas de terapia, voz e arte e bioenergética”, destaca Irenice.
Em seguida, a educadora, psicanalista e doutora em Educação e Psicanálise da Rede, Sandra Ugiette, listou alguns tópicos que serão vistos nestes dois dias de capacitação. “Queremos reduzir o estresse crônico emocional e socializar conhecimentos sobre a saúde integral do educador”, explicou.
Uma das ocasiões que mais chamou a atenção do público foi a abordagem sobre a Síndrome de Bournout, pela historiadora da Rede e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luísa Maciel. Luíza pesquisou a síndrome, um tipo de estresse ocupacional que atinge profissionais que mantém uma relação interpessoal intensa com outras pessoas como médicos, bombeiros e professores. Alguns professores chegam a sentir um mal-estar e exaustão profissional tão intensos que desistem da profissão. “Nesse momento, o gestor precisa ser perceptivo, saber ouvir, ser empático e tratar o educador com respeito e dignidade”, alerta.
Para a vice-dirigente da Escola Municipal Professor José Soares, que fica em Nova Descoberta, Lucicleide Amâncio, o projeto tem grande importância. “O cuidado com o professor se reflete no aprendizado da criança, não basta só investir em livros”, explica a educadora.
Serviço
Formação de Gestores e Vice-gestores em Qualidade de Vida
Segunda (2) e terça (3), das 8h às 12h e das 14h às 18h
Miniauditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Rua Real da Torre, 299, Madalena