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Cultura | 02.07.12 - 18h37

Educadores assistem à capacitação sobre Qualidade de Vida

A “Síndrome de Bournout”, tipo de estresse ocupacional que atinge profissionais que cuidam do outro, foi um dos temas abordados

Por Suzan Vitorino

A “Síndrome de Bournout” é um tipo de estresse ocupacional que atinge profissionais que cuidam do outro. Foto: Luciano Ferreira

"O cuidar de si não tem a ver com o cuidado de si que afasta o ser humano da realidade, mas o cuidar-se como movimento de retorno do ser outro”. Essa frase de Foucault revela um pouco a temática da Formação Mensal de Gestores e Vice-gestores - Qualidade de Vida do(a) Educador(a): Refletindo sobre o Estresse e a Síndrome de Bournout – que está sendo apresentada nesta segunda (2) e terça-feira (3) no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Cerca de 100 dirigentes escolares participam do evento.

A assessora executiva da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), Irenice Bezerra abriu a formação, revelando a importância desse processo de formação contínua na Rede Municipal de Ensino. “Essa é mais uma ação de investimento e valorização do professor. O Programa Qualidade de Vida foi lançado em outubro de 2011 e visa cuidar do professor na sua totalidade, através de atividades como reflexologia, rodas de terapia, voz e arte e bioenergética”, destaca Irenice.

Em seguida, a educadora, psicanalista e doutora em Educação e Psicanálise da Rede, Sandra Ugiette, listou alguns tópicos que serão vistos nestes dois dias de capacitação. “Queremos reduzir o estresse crônico emocional e socializar conhecimentos sobre a saúde integral do educador”, explicou.

Uma das ocasiões que mais chamou a atenção do público foi a abordagem sobre a Síndrome de Bournout, pela historiadora da Rede e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luísa Maciel. Luíza pesquisou a síndrome, um tipo de estresse ocupacional que atinge profissionais que mantém uma relação interpessoal intensa com outras pessoas como médicos, bombeiros e professores. Alguns professores chegam a sentir um mal-estar e exaustão profissional tão intensos que desistem da profissão. “Nesse momento, o gestor precisa ser perceptivo, saber ouvir, ser empático e tratar o educador com respeito e dignidade”, alerta.

Para a vice-dirigente da Escola Municipal Professor José Soares, que fica em Nova Descoberta, Lucicleide Amâncio, o projeto tem grande importância. “O cuidado com o professor se reflete no aprendizado da criança, não basta só investir em livros”, explica a educadora.

Serviço

Formação de Gestores e Vice-gestores em Qualidade de Vida
Segunda (2) e terça (3), das 8h às 12h e das 14h às 18h
Miniauditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Rua Real da Torre, 299, Madalena