Futebol como ferramenta para o desenvolvimento é tema de capacitação
Trinta profissionais que atuam em escolinhas de futebol voltadas para crianças e adolescentes em diferentes comunidades do Recife estão sendo beneficiados com a capacitação “Futebol para o desenvolvimento: metodologias e práticas de futebol educativo”, que busca fortalecer a prática desse esporte como uma ferramenta para a transformação social, a partir da difusão de valores como igualdade de gênero, cultura de paz e respeito ao próximo dentro de campo. As atividades estão sendo realizadas até esta quinta-feira (20), pela Secretaria de Esportes do Recife em parceria com a agência Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), órgão ligado ao governo da Alemanha com atuação no Brasil há mais de 30 anos.
"Essa capacitação dá continuidade ao trabalho que iniciamos durante a Copa do Mundo em parceria com a GIZ no Festival da Bola, que promoveu atividades educativas e esportivas ligadas ao futebol para cerca de 200 crianças e jovens recifenses. Agora estamos focando na formação e na preparação de profissionais como treinadores e monitores de futebol que atuam com crianças e adolescentes com o objetivo de qualificá-los. É um trabalho a longo prazo que funciona como base para o campeonato Recife Bom de Bola", afirmou o secretário executivo, Danilo Moreira.
De acordo com uma das facilitadoras da instituição alemã presente na capacitação, Kristin Mai, a principal proposta é focar no futebol como uma ferramenta para transformação social. "A partir desse conceito, difundimos informações sobre saúde, drogas e gênero, por exemplo. Além disso, questionamos os nossos papeis na vida e no esporte", explicou.
Entre os participantes da capacitação, está o professor do Centro de Esportes Santos Dumont, Inaldo Leite. Para ele, a iniciativa está sendo uma oportunidade de enxergar o que há em volta do futebol para além das questões técnicas. "Estamos nos apropriando do papel que um esporte como esse pode representar na vida de crianças e adolescentes", disse.