NOTÍCIAS

Cultura | 27.11.14 - 10h29

Utec do Ibura promove 5ª Mostra de Tecnologia na Educação

No encontro, as unidades de ensino trocaram experiências sobre o uso da tecnologia como nova ferramenta educacional. (Foto: Cortesia)

A Unidade de Tecnologia na Educação (Utec) do Ibura realizou, nesta quarta-feira (26), a 5ª Mostra de Tecnologia na Educação, com o objetivo de promover entre as unidades de ensino a troca de experiências sobre o uso da tecnologia como nova ferramenta educacional. As oficinas de robótica foram a novidade desta 5ª edição da feira, que é dedicada a professores, alunos, gestores e comunidade.

Um das experiências expostas durante o encontro foi a da professora Fabiana Martins, que está na Utec do Ibura há um ano e meio. Ela desenvolveu com os estudantes o tema do ano letivo 2014: Recife, cidade educadora, tecnológica e do futuro, como forma de incentivar os alunos a conhecer os pontos turísticos da cidade, utilizando a tecnologia como aliada. "Para mudar o ambiente da educação, levamos os alunos para visitas ao Recife Antigo. A utilização dos notebooks foi muito importante para a socialização dessa vivência, pois, depois da aula-passeio, eles reproduziam no computador o que viam. Alguns tiveram dificuldade, mas, com o auxílio das professoras, criaram mais intimidade com a tecnologia e mostraram desenhos lindos", observou Fabiana.

Já a oficina de robótica contou com a participação de cerca de 150 pessoas, entre alunos das escolas assistidas pela Utec do Ibura e moradores da comunidade. Uma das monitoras da oficina foi Francisca Gomes, 57 anos, que é ex-aluna da Utec. "A tecnologia é emocionante. A sensação de ver o robô montado é incrível. Foi uma honra pra mim ser convidada para ser monitora da oficina. Me senti uma jovem que está no seu primeiro trabalho", contou Francisca.

De acordo com a gestora da Utec do Ibura, Cida Nascimento, a 5ª Mostra de Tecnologia na Educação é a culminância de um trabalho feito durante o ano inteiro. "A feira proporciona a socialização dessas vivências. O dia de hoje é o júbilo disso, onde todos se encontram aqui".