Conselheiros escolares relatam experiências exitosas nas unidades de ensino do Recife
O encontro aconteceu no Centro Paulo Freire com o objetivo de trocar experiências positivas entre as unidades de ensino da Rede Municipal do Recife
A Secretaria de Educação do Recife promoveu, na tarde desta sexta-feira (12), o 1º Relato de Experiências Exitosas dos Conselhos Escolares, realizado no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. As Escolas Municipais João XXIII (Iputinga), São Cristóvão (Guabiraba) e Córrego do Euclides apresentaram os projetos e as vivências dos conselhos.
O conselho escolar reúne representantes dos professores, funcionários, pais e alunos, que se unem para atuar dentro e fora da escola, com o objetivo de melhorar a educação. Eles realizam reuniões para discutir a escola como parte fundamental da comunidade. Segundo Roberta Lima, representante do segmento dos funcionários do Conselho Escolar da Escola Córrego do Euclides, a existência do conselho já garantiu várias conquistas para a comunidade escolar. "Desde que foi criado, o conselho conquistou melhorias importantes, como a construção da nova sede da escola", relata a conselheira, que atua na função desde 2001.
Segundo Roberta, as reuniões e discussões são conduzidas de forma que as decisões beneficiem toda a comunidade escolar. "A função do conselho escolar é atuar como cogestor, auxiliando a gestão da escola nas decisões de todas as esferas: administrativa, financeira e principalmente pedagógica, no sentido de sempre solucionar uma situação problema que venha a ocorrer dentro da escola", explica.