Estudantes visitam Centro Cultural Lua de São Jorge
O passeio faz parte da programação do Carnaval Armorial nas Escolas Municipais
Alunos das escolas municipais Jardim Mauricéia e Educador Paulo Freire visitaram o Centro Cultural Lua de São Jorge, localizado na Cidade Tabajara, em Olinda, como parte da programação do Carnaval Armorial nas Escolas. Para aprender mais sobre a cultura popular, os estudantes conheceram, na última quarta (11), o músico e mestre de capoeira Ulisses Cangaia, que é rabequeiro, poeta e tem um grupo de coco. Olício João da Silva é fundador do primeiro bloco de capoeira, o Bloco do Berimbau, que desfila nos domingos de carnaval. Ele também dá aulas no Centro Lua de São Jorge, incentivando o aprendizado e valorização da cultura popular. Seus dois principais trabalhos são o Projeto Kpoerê e o Cavalo Marinho Boi Pintadinho. A visita foi proposta pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria de Educação do Recife.
As crianças tiveram uma aula envolvendo percussão, capoeira, coco e cavalo marinho, além de participarem de uma roda de diálogo. "Ulisses Cangaia é um ícone pernambucano da cultura popular. Além de nos proporcionar um aprendizado rico e dinâmico, ele nos aproximou de uma experiência que pouco conhecemos", avaliou a coordenadora pedagógica do NAC, Mônica Beltrão. Uma das estudantes que participou e aprovou a atividade cultural foi Gabrielly, aluna da escola municipal Jardim Mauricéia, localizada na Imbiribeira. "Adorei aprender um pouco sobre uma vida tão rica".
CARNAVAL ARMORIAL - Na última segunda-feira (9), Dia do Frevo, teve início o Carnaval das Escolas Municipais do Recife. Abraçando o tema do ano letivo de 2015, Ariano Suassuna: Educação, Cultura, Memória e Identidade, a segunda edição do projeto que leva a cultura carnavalesca para dentro das salas de aula foi batizada de Carnaval Armorial. Ao longo da semana, seis escolas funcionaram como polos, recebendo como visitantes os estudantes de outros centros educacionais. Promovido pelo Núcleo de Atividades Culturais da Secretaria de Educação do Recife, o evento teve como objetivo o estreitamento das relações entre escola e comunidade, buscando a valorização e o estímulo das mais variadas dimensões multiculturais do carnaval do Recife. Dentro da ideia do Movimento Armorial, cada polo recebeu como nome uma das obras de Ariano Suassuna, o que também inspirou a confecção dos estandartes das escolas.
Cada unidade de ensino foi representada por um porta-estandarte, um rei e uma rainha, escolhidos previamente em concurso realizado pela própria escola. Em cada um dos dias de festa, foi feita uma competição para decidir os representantes de cada polo. Após o carnaval, os reis e rainhas finalistas vão se apresentar para disputar o título de representantes do Carnaval das Escolas Municipais. A decisão será no dia 26 de fevereiro, durante a festa carnavalesca do Centro Administrativo Pedagógico (CAP) da Secretaria de Educação de Recife. Além dos polos escolhidos para sediar o Carnaval Armorial, outras 24 escolas receberam orquestras de frevo e a Banda Paulo Freire.