NOTÍCIAS

| 11.06.12 - 17h20

Jovens da Mustardinha recebem orientações sobre planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis

Por Maria Duarte
 

Jovens do bairro da Mustardinha receberam na manhã desta segunda-feira (11) uma ação de saúde com foco no planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis. O evento, promovido pelos profissionais da Unidade de Saúde da Família do local, aconteceu na associação de moradores do bairro e contou com palestras, realização de exames e vacinação.
 
A ação é uma iniciativa dos agentes de saúde da família do bairro que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde promovendo eventos educativos na comunidade até o final de julho. A enfermeira sanitarista do NASF, Flávia Marques, explica que a escolha dos temas tratados deve-se à importância de manter a população - principalmente os jovens - informada a respeito de assuntos como sexualidade e métodos contraceptivos. Flávia, que ministrou uma das palestras, enfatizou o tema do planejamento familiar, chamando atenção para a importância de administrar com responsabilidade o método de prevenção escolhido, não só para evitar a gravidez indesejada, mas principalmente as DSTs.  
 
A Prefeitura do Recife lembra que esse tipo de orientação está disponível em todos os postos da rede com o programa de saúde na adolescência, além de facilitar o acesso às camisinhas feminina e masculina. Manter a população sempre informada sobre o tema é um compromisso, pois pode evitar problemas como a gravidez na adolescência.
 
Os participantes do evento também tiveram oportunidade de fazer o teste de hepatite B, procedimento que consiste num exame de sangue, feito por meio de um furo no dedo para retirar uma pequena amostra. O resultado sai em no máximo 25 minutos. Além disso, kits com quatro camisinhas masculinas, uma camisinha feminina, folders informativos e uma tabela de acompanhamento menstrual foram distribuídos entre os moradores.
 
Outro foco do evento foi esclarecer a população a respeito das hepatites. A assistente social Maria Luiza Maranhão palestrou a respeito da doença, explicando semelhanças e diferenças de contágio e sintomas nas hepatites A, B e C. Uma atenção especial foi dada às hepatites B e C, mais graves e são transmitidas através do sangue e do contato sexual. A palestrante chamou atenção para a prevenção da doença através do uso obrigatório da camisinha e não utilização de objetos cortantes compartilhados com outras pessoas como alicates de manicure ou seringas.
 
Também durante essa manhã, a população teve a oportunidade de atualizar as carteiras vacinais, além de receber a vacina antitetânica.