Clima junino toma conta de USF Jiquiá em festa organizada pela Secretaria de Saúde do Recife
Arraial voltado para grupo de idosos atendidos na unidade teve muito arrasta-pé, teatro e até concurso cultural
Por Junior Aguiar
Nem a chuva evitou que os idosos do bairro do Jiquiá comparecessem à festa junina realizada na Unidade de Saúde da Família da comunidade na tarde desta segunda-feira (18). A mobilização foi uma promoção da Secretaria de Saúde do Recife com o apoio dos profissionais que atuam no estabelecimento. Cerca de 50 integrantes marcaram presença. Devidamente caracterizados como matutos, juntos, eles dançaram e brincaram muito.
A festividade teve uma abertura simbólica. Depois das boas-vindas dos organizadores, os convidados logo se juntaram em pares para dançar forró no sistema de som especialmente montado para o arraial. Em seguida, houve apresentações de coco e ciranda. “Eles mesmos deram a ideia da festa e organizaram a programação. É um evento feito entre eles e para eles”, disse a enfermeira da USF Marlene Alves.
Como não poderia faltar, o encontro contou com o tradicional casamento junino. O noivo foi interpretado por José Portela, 68 anos, também um dos organizadores do arraial. O papel da noiva coube à carismática Iracilda de Santana, 59, escolhida durante a semana para encarnar a função. Além de encenar o casório, o casal desfilou e dançou juntinho durante todo o evento.
“É sempre bom fazer esse tipo de festa para trazer alegria aos idosos do bairro. Graças à Secretaria de Saúde do Recife, estamos realizando mais um arraial para nossos grupos, trazendo assim folia e felicidade” comentou o noivo, Portela. Existem dois grupos de pessoa na terceira idade na USF Jiquiá: Amigos do Zé Pelin e outro Vivendo a Vida.
De acordo com a Enfermeira Marlene o grande objetivo do encontro foi promover recreação para os idosos. “É uma oportunidade benéfica à saúde além de uma terapia, e, acima de tudo, é uma distração já que muitos deles passam o dia sem fazer nada em casa e precisam sair para se exercitar e se divertir”, completou.
O arraial dos idosos da USF Jiquiá terminou com o concurso que elegeu os participantes mais animados e os mais bem vestidos. A premiação eram instrumentos típicos para a fabricação de quitutes juninos como raspa coco, ralador e colheres de pau. Os participantes ainda puderam saborear das comidas de São João feitas especialmente para a festa.
Durante todo o ano diversas outras festividades são feitas para os idoso do local. Além do arraial junino eles também comemoram outras datas como o carnaval e o natal.