NOTÍCIAS

| 25.06.12 - 18h59

Incapacidade para o trabalho será tema de web conferência promovida pelo Ministério da Saúde

Recife participará do evento que fortalece as linhas de ação dos centros de referência espalhados em todo o País

Por Tádzio Estevam

A incapacidade de atender às atividades profissionais decorrentes da redução ou perda de função corporal e social será o tema da terceira web conferência promovida pela Política Nacional de Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) em todo o País nesta terça-feira (26). Aqui no Recife, o encontro virtual acontecerá no Cerest, localizado na Rua Conde Deu, 86, Boa Vista, a partir das 13h15.

A iniciativa do Ministério é de promover e fortalecer cada vez mais as linhas de ação dos centros de referência espalhados em todo o País. Este trabalho começou no mês de abril, cujo tema da primeira web conferência foi As Políticas Públicas para Redução do Adoecimento e Morte no Trabalho. A instituição apresentadora foi Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de Brasília. Em seguida, no mês de maio, o segundo encontro tratou sobre As Linhas de Cuidado e a Saúde do Trabalhador na Atenção Básica, no qual a secretaria municipal de saúde do Rio de Janeiro foi a instituição escolhida para falar sobre o tema. Desta vez, a terceira edição da web conferência será a Incapacidade para o Trabalho.

De acordo com um dossiê temático elaborado pela Fundacentro – única entidade governamental do Brasil que atua em pesquisa científica e tecnológica relacionada à segurança e saúde do trabalhador e vinculada ao Ministério do Trabalho -, a magnitude dos dados estatísticos das pessoas com incapacidades reforçam a importância das práticas de reabilitação profissional. No Brasil, o último censo demográfico (2000) contabilizou 24.600.256 pessoas que relataram ter algum tipo de deficiência ou de incapacidade, representando 14% da população geral. Nos dados por faixa etária, o intervalo de 20 a 49 anos de idade, período mais produtivo da vida das pessoas e, portanto, de maior absorção pelo mercado de trabalho formal e informal, é também onde se situaram 35% dos informantes com incapacidades, revelando o determinismo das condições de vida e de trabalho dos trabalhadores no Brasil como causa de incapacidades e não apenas como resultante do processo de envelhecimento natural da população.

Após a conferência, os profissionais do Cerest Recife farão uma discussão sobre o tema para traçar, junto aos seis Distritos Sanitários, as ações a serem aplicadas em cada território.

A data para a próxima web conferência já está marcada. Será no dia 28 de agosto e o assunto abordado será O Papel do Cerest na Investigação de Intoxicações Agudas e Crônicas por Agrotóxicos, assim como as medidas de prevenção coletivas, a ser apresentada pela pesquisadora da Universidade de Pernambuco e pesquisadora do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco), Lia Giraldo.