Ação voltada para a saúde dos homens foi realizada na comunidade do Coque
Cerca de 30 homens fizeram teste de glicemia, aferiram a pressão arterial e ainda foram submetidos à avaliação de peso e altura
Por Junior Aguiar
A saúde da população masculina foi o tema da ação desta segunda-feira (30) realizada pela Secretaria de Saúde do Recife na Unidade de Saúde da Família São José do Coque – Bairro de Joana Bezerra. Cerca de 30 homens fizeram teste de glicemia, aferiram a pressão arterial e ainda foram submetidos à avaliação de peso e altura. A mobilização ainda teve destaque para os cuidados contra o diabetes e a saúde bucal.
Durante toda a tarde médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde ofereceram os exames aos homens da comunidade do Coque e arredores. Eles foram convidados previamente pela equipe de profissionais do bairro para participar da ação que também teve como objetivo orientar sobre as doenças mais comuns na população masculina. Também foram distribuídos materiais educativos de promoção à saúde e preservativos.
De acordo com a médica da Unidade, Tânia Virgínia, a ação facilitou o acesso dos homens para cuidar da saúde. “Geralmente eles sentem dificuldades de procurar ajuda médica porque a maioria não tem tempo de vir a uma Unidade de Saúde. Muitos bebem e fumam e não têm controle sobre isso, então só vão ao médico quando sentem alguma irregularidade”, disse.
Enquanto os homens esperavam para ser atendidos, eles puderam assistir a vídeos educativos que abordavam os males e como prevenir hipertensão e diabetes. O mecânico José Antônio de Melo de 41 anos participou da ação graças ao convite das agentes de saúde do bairro. Ele afirmou que não gosta de ir ao médico, mas a participação no evento mudou seu pensamento. “Graças a essa ação pude saber que estou com a pressão alta. Agora sei da importância de realizar prevenções. A partir de agora vou vir todo mês cuidar da minha saúde. Gostei muito de tudo isso”, comentou.
Seu José Antônio e os demais que também tiveram resultados constando irregularidades foram encaminhados automaticamente para tratamentos especializados na própria USF São José do Coque e outras unidades de saúde da rede municipal. A mesma ação foi realizada na semana passada e reuniu aproximadamente 100 homens.