Encontro debate saúde mental de jovens e adultos no Recife
Conferencista argentina, Graciela Crespin, trará experiência internacional
Qualificar a rede de saúde mental por meio de ação de reflexão e formação para profissionais da Rede de Atenção Psicossocial do Recife (RAPS), além de viabilizar a troca de experiências nacionais e internacionais e a ampliação das possibilidades de intervenção do profissional. Estes são as propostas do encontro “Prevenção e Tratamento dos Distúrbios Psíquicos Precoces”, que acontece nesta segunda-feira, 28, das 8h30 às 17h, no Auditório do Centro de Saúde Ermírio de Morais, em Casa Forte, Zona Norte do Recife.
O evento terá como conferencista a psicanalista argentina, Graciela Crespin, mas exerce a psicanálise em Paris há muitos anos. Ela integra a coordenação Internacional de Psicanalistas que tratam de crianças com Autismo (CIPPA), além de ser membro fundadora da Associação Preaut (Programa de Pesquisa e Estudos em Autismo), da qual é Vice-Presidente encarregada da coordenação da pesquisa.
A iniciativa é parte de uma das ações realizadas dentro do “Projeto Percursos Formativos na RAPS”, promovido pelo Ministério da Saúde. O programa possui como um de seus objetivos, o Intercâmbio entre as redes preceptoras (responsáveis por supervisionar aquela especialidade) e redes em formação. O intercâmbio está organizado em módulos de formação, cada um composto por uma rede preceptora e cinco redes em formação. Recife está inserido no projeto com duas redes preceptoras: a de atenção à saúde mental infanto-juvenil e a de atenção a usuários de álcool e outras drogas.
No módulo de formação de Recife para Saúde Mental Infanto-Juvenil, haverá a participação de representantes de: Belém (PA), Ipatinga (MG), Uberlândia (MG), São José do Rio Preto (SP) e Salvador (BA). O evento em questão tem por objetivo qualificar a rede através de ação de reflexão e formação para profissionais (incluindo os de nível médio) da RAPS Recife, viabilizando troca de experiências e ampliação das possibilidades de intervenção do profissional. Entre os temas abordados estão: prevenção e sinais de risco, transmissão e formação para cuidadores de saúde mental infantil e psicanálise da rede pública.
Serviço
O que: Prevenção e Tratamento de Distúrbios Psíquicos Precoces
Local: Auditório do Centro de Saúde Ermírio de Morais – Av. 17 de Agosto, s/n, Casa Forte
Data: 28/04/2014
Horário: 08h30 as 17h00
Conferencista: Graciela Crespin – Nascida na Argentina, vive e exerce a psicanálise em Paris há muitos anos. É membro da Associação Lacaniana Internacional, do grupo francês filiado à WAIMH (World Associação for Infant Mental Health) e da Coordenação Internacional de Psicanalistas que tratam de crianças com autismo (CIPPA). É membro fundador da associação PREAUT, da qual é Vice-Presidente encarregada da coordenação da pesquisa PREAUT, sobre a despistagem precoce de sinais premonitórios dos TSA. É responsável da UDAP, Unidade de acompanhamento PREAUT para crianças autistas e as suas famílias. Autora de numerosos artigos, de comunicações e conferências na França e no exterior.