NOTÍCIAS

| 29.05.14 - 13h01

Secretário Jailson Correia abre Seminário da Atenção Básica

Trabalhos apresentados nesta quinta-feira, 29, serão premiados. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

Reiterando o compromisso da gestão com a construção de um Sistema Único de Saúde de qualidade para a população, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, abriu na noite desta quarta-feira, 28, o Seminário de Atenção Básica do Recife - Cuidando e Ordenando a Atenção à Saúde. “O SUS é o maior programa de inclusão social do País e levar o serviço ao patamar que a população clama é um grande desafio”, destacou.

Jailson Correia ressaltou os investimentos que vêm sendo feitos pela Prefeitura do Recife para o fortalecimento da Atenção Básica. O gestor relatou que para construir uma rede de saúde de qualidade, a PCR aplicou no setor R$ 40 milhões no primeiro ano de gestão. “Nunca se investiu tanto”, salientou o secretário, acrescentando que ainda há muito para avançar e que a Prefeitura está trabalhando para ofertar um serviço que priorize o atendimento à população do Recife.

A abertura do evento prosseguiu com a conferência magna que trouxe o tema “A Atenção Primária como Ordenadora do Cuidado”, apresentado pela coordenadora de Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS), Patrícia Araújo. Ela falou sobre desafios e avanços conquistados no âmbito nacional. Juliana Lopes, gerente da Expansão Primária da Secretaria Estadual de Saúde, que também proferiu palestra na abertura do Seminário, destacou que todos os avanços da Atenção Básica devem passar pela união de esforços nas esferas federal, estadual e municipal. O gerente da Atenção Básica do Recife, Arturo Jordam, apresentou um panorama do serviço no Recife.

O Seminário segue até esta quinta-feira, 29, com a apresentação de 50 trabalhos técnicos que concorrem a prêmios nas categorias de Inovação Tecnológica; Experiência Exitosa; Garantia de Acesso; Humanização da Assistência. A premiação será entregue pelo secretário Jailson Correia no encerramento do evento, previsto para às 18h desta quinta.